• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como poderia frequentar a Faculdade um aluno sem mobilidade?

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Como poderia frequentar a Faculdade um aluno sem mobilidade?

ensino.jpg

Evitar as barreiras arquitetónicas nos trajetos pedestres...

Como poderia frequentar a Faculdade um aluno sem mobilidade? O ensino a distância é a solução. Quem diz mobilidade, pode dizer: acessibilidade, agilidade, elasticidade etc.. COm a implementação do modelo de aprendizagem e-learning a UAb oferece uma forma de ensino que abre horizontes a um segmento de alunos que sem esta ferramenta de aprendizagem teria cortadas as suas expectativas de continuar a estudar ao longo da vida. No meu caso, cego, este sistema de ensino é o ideal, porque assim posso gerir o meu tempo e principalmente posso evitar as barreiras arquitetónicas nos meus trajetos pedestres. Todavia na plataforma também encontro obstáculos de acessibilidade, principalmente os PDf´s em imagem ou as páginas das disciplinas mal etiquetadas para a navegação com leitor de ecrã, mas estas barreiras que são os formatos dos ficheiros não põem em risco a minha integridade física.
Na contemporaneidade vivemos numa era digital, e o paradigma de pedagogia e-learning que a Uab nos oferece permite desenvolver cada vez mais as nossas competências na área da informática. No meu caso específico esta forma de ensino tem-me obrigado a estimular sobremaneiras as minhas capacidades, a minha intuição para resolver o imprevisto, porque deparo-me constantemente com situações para as quais tenho que arranjar soluções autodidatas. A UAb além dos aspectos que tenho enumerado até aqui apresenta ainda outras vantagens em relação às universidades de ensino tradicional, e um dos principais é a distribuição de polos regionais espalhados pelo país e pelo Mundo o que possibilita a alunos das mais diversas ptoveniências frequentarum curso superior. No que concerne aos custos financeiros, por exemplo o preço das propinas a UAb também leva vantagem sobre a maioria das Universidades porque tem um regime de ensino que permite o pagamento das propinas avulso, desta forma agilizada os seus alunos podem ir fazendo os seus cursos ao longo do tempo sem terem que pagar sempre como se tivessem inscritos em todas as UC´s.
O Futuro dirá se a UAb e o seu sistema de ensino a distância é o caminho a seguir. Fatores como a distância ou a impessoalidade de que este tipo de ensino enferma serão suficientes para o seu colapso ou pelo contrário, a universidade e democraticidade que apresenta serão os vetores imparáveis do seu sucesso? Na primeira pessoa eu profiro: "a UAb através do seu modelo de ensino é a divisa da inclusão".


Fonte:Açoriano Oriental
 
Topo