O actor Tom Hanks, a escritora Danielle Steel e a cantora Katy Perry têm em comum a fama mundial e o facto de serem descendentes de açorianos, integrando, por isso, a lista de 'Notáveis dos Açores' disponível na Internet.


A mãe de Katy Perry tem família na ilha do Faial

A ligação aos Açores de nomes como a cantora Nelly Furtado, o Nobel da Medicina de 1996, Craig Mello, ou o director criativo da Lacoste, Filipe de Oliveira Batista, já era conhecida, mas as autoridades regionais querem divulgar o papel desempenhado em vários países do mundo por outros emigrantes açorianos e seus descendentes.

Tom Hanks, um dos mais famosos actores norte-americanos, tem avós maternos descendentes de açorianos, enquanto a mãe de Danielle Steel descende de uma família de S. Miguel, o mesmo sucedendo com Katy Perry, cuja mãe é oriunda de uma família da ilha do Faial.

Ainda na área da música, têm ligações familiares ao arquipélago personalidades como David Lee Roth, ex-vocalista dos Van Halen, que tem avós paternos e maternos nascidos em S. Miguel, a brasileira Fafá de Belém e Glenn Medeiros, cantor e compositor que chegou aos tops internacionais com a balada 'Nothing's Gonna Change my Love for You' em meados dos anos 80.

A ascendência açoriana já era conhecida de Nelly Furtado, filha de emigrantes da Ponta Garça, em S. Miguel, enquanto Nuno Bettencourt, guitarrista dos Extreme, nasceu na Praia da Vitória, na ilha Terceira

Quanto aos actores, além de Tom Hanks, também tem ligações familiares aos Açores a brasileira Lília Cabral, conhecida pela participação em várias telenovelas, cuja mãe nasceu em S. Miguel.

Nesta área, referência ainda para Justin Louis, nome artístico de Luís Ferreira, nascido em Angra do Heroísmo, com participações em séries televisivas como 'E.R. - Serviço de Urgências', 'CSI' ou 'Stargate' e em filmes como 'Star Trek'.

cm