Com a carrinha, que furtaram, em marcha-atrás, o gang destruiu as grades e vidros da perfumaria Anita, em Benfica, Lisboa, na madrugada de ontem. Em segundos, os quatro encapuzados roubaram 50 mil euros em perfumes de luxo e a gaveta da caixa registadora com dinheiro e puseram-se em fuga em direcção à Ponte 25 de Abril – onde a PSP, alertada para a direcção da fuga, tinha já montada uma barreira policial. Os assaltantes atiraram-se do veículo em andamento – um deles, romeno, de 42 anos, foi caçado e já está em prisão preventiva.



Especializados em arrombamentos, os ladrões fazem parte de uma rede organizada que se dedica a assaltos em estabelecimentos e residências em todo o País. Ontem, pelas 02h00, o alvo foi a perfumaria situada na Estrada da Luz – que já foi assaltada cinco vezes.

"Destruíram tudo quando lançaram a carrinha contra a montra, que foi toda para dentro. Os móveis foram arrastados e partiram o balcão. Até marcas de pneus ficaram no chão. O estrondo e o alarme, que disparou logo, acordaram moradores, que ainda os viram e conseguiram tirar a matrícula. E chamaram a polícia", contou ontem ao CM Fernanda Castelo, funcionária da loja.

"Foram selectivos, escolheram as marcas mais caras. Levaram Armani, Chanel, DKNY e outras", disse a funcionária. Na posse da matrícula da carrinha – furtada em Azeitão – uma Equipa da Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou-os no Eixo Norte-Sul e encetou perseguição. No final do tabuleiro da Ponte 25 de Abril, sentido Lisboa-Almada, os quatro lançaram-se da carrinha em andamento. Três conseguiram escapar por uma zona de mato e estão a monte. A PSP recuperou a carrinha com todos os perfumes e a gaveta da caixa registadora com 50 euros.

cm