A tempestade tropical San Tinh (Ofel)deixou pelo menos oito pessoas morta e 260 mil desabrigadas à sua passagem pelo Vietname, onde causou estragos avaliados em 95,2 milhões de dóalres, disseram hoje as autoridades nacionais.

Os dados oficiais também incluem 10 mil casas destruídas, 5,5 mil postes de electricidade derrubados e milhares de hectares de arrozais e outros cultivos devastados.

De acordo com o Comité Central de Vigilância de Tempestades e para Prevenção e Controlo de Inundações, a província mais afectada é a de Nam Dinh, seguida de Thai Binh, Quang Ninh e Ninh Binh, todas elas regiões ribeirinhas do golfo de Tonkin.

Segundo as autoridades locais, as previsões meteorológicas apontavam que a tempestade tropical, que chegou ao Vietname perto da categoria de tufão e com rajadas de vento de até 133 km/h, afectaria a região central do país.

No entanto, a tempestade San Tinh alterou a rota e chegou pelo nordeste do Vietname, por umas províncias que, inclusivamente, não se tinham preparado para o impacto directo da tempestade.

Antes de chegar ao Vietname, no dia 28, a tempestade tropical atravessou as Filipinas e causou pelo menos 30 mortos e desaparecidos, além de milhares de desabrigados.




lusa