1. #1
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.095

    Padrão Gaspar: a expressão 'salazarento' é 'insultuosa'



    O ministro de Estado e das Finanças considerou hoje «insultuosas» afirmações dos deputados João Galamba (PS) e Honório Novo (PCP) que o aproximaram ou da linguagem ou das teses ideológicas do regime do Estado Novo.
    Vítor Gaspar falava em plenário, na Assembleia da República, no debate na generalidade do debate da proposta de Orçamento do Estado para 2013.
    Numa intervenção anterior, João Galamba tinha acusado Vítor Gaspar de ter uma linguagem salazarenta e, pouco depois, Honório Novo repudiou a ideia de Vítor Gaspar de falar em transição democrática em Portugal, situando-a em 1976.
    «A sua intervenção foi um manifesto contra a Constituição e contra o 25 de Abril, um manifesto que chega a ter o descaramento de falar em transição de democrática em 1976. Se o senhor ministro se aproximava das teorias económicas anteriores ao 25 de Abril, agora também se aproxima em termos de discurso», comentou Honório Novo.
    O ministro de Estado e das Finanças afirmou-se então «chocado com a linguagem utilizada por João Galamba», dizendo depois que a de Honório Novo lhe pareceu enquadrar-se na mesma categoria.
    Dirigindo-se ao jovem deputado socialista disse: «A minha geração conheceu, ao contrário da de João Galamba, o regime de Salazar».
    «Para a minha geração, a transição para a democracia foi uma das transições mais marcadas da minha vida como cidadão. Desvalorizar essa transição parece-me totalmente inaceitável e a utilização da expressão 'salazarento' parece-me insultuosa», reagiu.
    Já em relação ao deputado do PCP, o ministro de Estado e das Finanças explicou a sua ideia de caracterizar 1976 como o ano da transição democrática, alegando que foi nesse ano que se procedeu à aprovação da Constituição da República «com o voto favorável do PCP, PSD e PS, que efectivamente marca o começo do regime democrático».
    «No período anterior a esta data, Portugal sofreu um período de indefinição e de tentação totalitária, que foi rejeitado pelo povo português», declarou, recebendo palmas das bancadas do PSD e do CDS.

    Fonte: Lusa/SOL

  2. #2

    Registo
    May 2010
    Idade
    33
    Posts
    2.278
    Eu não sou do tempo de Salazar e sei que muitos sofreram mas também sei que ele não roubava ao contrário destes gajos que não passam de uns chupistas.

    Já li alguns livros sobre o assunto pelo que me permitiu ver que nem tudo foi mau..

  3. #3

    Registo
    Aug 2011
    Idade
    65
    Posts
    13
    O Salazar não roubava? Não estou a defender de modo nenhum os corruptos e os ladrões da agora mas ainda há pessoas que pensam que o Salazar não roubava. É inacreditável! A miséria em que o povo português vivia e o que se roubava das ex- colónias não é roubo?????

  4. #4

    Registo
    May 2010
    Idade
    33
    Posts
    2.278
    Citação Postado originalmente por mgccm Ver Post
    O Salazar não roubava? Não estou a defender de modo nenhum os corruptos e os ladrões da agora mas ainda há pessoas que pensam que o Salazar não roubava. É inacreditável! A miséria em que o povo português vivia e o que se roubava das ex- colónias não é roubo?????
    Se calhar não me expliquei bem...

    Tudo o que era despesa pessoal... Segundo os livros ele não usava dinheiro do estado... Agora atenção, Apenas falei sobre o que li....

Tópicos Similares

  1. Greve na STCP com pouca expressão
    Por florindo no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 15-08-2012, 13:13
  2. Respostas: 0
    Último Post: 06-07-2011, 09:30
  3. Qual o significado da expressão O.K. e sua origem?
    Por edu_fmc no fórum GForum Quiz Center
    Respostas: 1
    Último Post: 19-11-2008, 15:05

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar