1. #1
    Avatar de RoterTeufel
    Registo
    Oct 2006
    Idade
    51
    Posts
    104.020

    Padrão Minorias étnicas preferem Obama

    EUA: Maioria do eleitorado branco está com Mitt Romney
    Minorias étnicas preferem Obama

    Após quatro anos de poder de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, dir-se-ia que há mais tolerância racial no país. Contudo, os números relativos às eleições indicam o contrário, revelando divisões claras segundo a cor da pele. Assim, os brancos preferem o republicano Mitt Romney, enquanto Obama recolhe os favores de negros e latino-americanos.

    Segundo as sondagens, Romney leva 23% de vantagem sobre Obama entre o eleitorado branco, ao passo que o presidente e recandidato democrata tem 90% de vantagem entre os afro-americanos e 50% entre os imigrantes da América Latina. Já entre os asiáticos, a sua vantagem fica-se pelos 9%. De referir que quando foi eleito, em 2008, Obama obteve 44% do voto branco, devendo agora conseguir somente 37%.

    Estes números revelam que embora a eleição de Obama tenha sido vista como prova do esbater das clivagens raciais, as coisas não são bem assim. De facto, estas eleições são as mais racialmente polarizadas desde 1988. Nessa altura, George Bush (pai) derrotou o democrata Michael Dukakis, de origem grega, preferido pelas minorias étnicas. Mas há agora uma diferença que beneficia Obama: a proporção de brancos na população dos EUA está a descer, sendo hoje de apenas 63,7%.

    C.da Manha



  2. #2
    Avatar de mjtc
    Registo
    Feb 2010
    Posts
    9.220
    É certo e sabido que o partido Democrata sempre foi apoiado pelas minorias étnicas: afro-americanos, latinos americanos, e brancos descendentes de europeus do sul e leste europeu! O partido Democrata sempre teve mais tendência em olhar os mais desfavorecidos vitimas do racismo, xenofobia, e individuos que ocupam actividades subalternas.

    Os brancos descendentes de ingleses, alemães, nórdicos, protestantes, sempre ocuparam na sua maioria, cargos importantes, no mundo da Política, Economia, Ciência, etc.

    As minorias étnicas tradicionalmente ocuparam funções subalternas:

    - Quem nunca ouviu falar dos bombeiros e policias de Nova Iorque e outras cidades da costa leste dos E.U.A., descendentes na sua maioria por irlandeses católicos?

    - Dos militares, na sua maioria constituidos por negros e latinos, que são enviados para a guerra como carne para canhão?

    Basta olhar ao mundo da Música, Desporto e Cinema, e notarão que a maioria dos artistas norte-americanos são descendentes de afro-americanos, latino americanos, italianos, irlandeses, etc. Já para não mencionar a população asiática, especialmente chineses, japoneses, coreanos, filipinos, conhecidos como comerciantes, e que enviam os seus filhos para as universidades, tornando-se famosos no mundo da ciência e tecnologia.

    Apesar de hoje em dia, as minorias étnicas terem representantes a disputarem altos cargos ao lado dos protestantes anglo-americanos, ainda existe infelizmente, uma certa distância em termos de favorecimento por motivos raciais e religiosos.
    Última edição por mjtc; 06-11-2012 às 00:43.

Tópicos Similares

  1. Preferem não ver!!
    Por mirror no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 15-05-2011, 18:36
  2. Respostas: 0
    Último Post: 17-02-2011, 16:19
  3. Os homens preferem as gordinhas!
    Por estela no fórum Tendências, Saúde e Beleza
    Respostas: 0
    Último Post: 29-06-2009, 15:45

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar