Guimarães já está formalmente investida de Cidade Europeia do Desporto para o ano de 2013.

O vereador do Desporto da autarquia vimaranense, Amadeu Portilha, recebeu, das mãos de Gian Luca Lupatelli, presidente da ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto), o estandarte que simboliza o evento.

Numa mensagem sucinta, dirigida à plateia do Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), Amadeu Portilha disse que é «um grande prazer e honra, mas também uma enorme responsabilidade» acolher a iniciativa e frisou que os habitantes da cidade minhota são «verdadeiros amantes do desporto».

A terminar, o autarca agradeceu a escolha da ACES Europe e espera receber muitas das personalidades que assistiram à cerimónia, entre os quais representantes das outras oito cidades que ostentarão o mesmo título: Cremona, Modena, Alba e Reggio Calábria (Itália), Lorca, Castelldefels e Estepona (Espanha) e Lisburn (Grã-Bretanha).

A Cidade Europeia do Desporto é uma distinção da ACES Europe que visa integrar as localidades num modelo europeu de melhoria do bem-estar dos cidadãos e das estruturas das cidades. O fomento do desporto, o estímulo da produção do conhecimento, a qualificação e formação profissional, a promoção da cultura de saúde e de exercício físico, são outras das metas definidas pela autarquia.

O certame vimaranense terá início a 19 de janeiro e deverá ter um cartaz com mais de 52 eventos, de natureza competitiva e informal.







a bola