EDP diz-se empenhada em concretização de auditoria a contadores multitarifa

A EDP afirmou-se hoje empenhada na concretização de uma auditoria independente aos contadores multitarifa que deverá estar concluída brevemente, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa.
Esta é a resposta da empresa aos dados revelados pela associação de defesa do consumidor Deco, segundo a qual quase metade dos contadores bi-horários em Portugal continental apresenta a hora errada, o que se reflecte nas facturas.
«Neste momento estão em curso todos os passos previstos para a realização de uma auditoria aos contadores multitarifa a realizar por entidade externa e independente, conforme foi decidido pela ERSE», a entidade reguladora, afirmou a fonte da EDP.
A Deco diz que o cenário é mais grave do que a EDP havia já admitido anteriormente. A análise da defesa do consumidor mostra que em cada 10 contadores multitarifa, mais de quatro tinham o relógio desacertado. Nos Açores e na Madeira, com outros distribuidores, também há erros.
A EDP afirmou hoje que indemnizou 106.000 consumidores, conforme recomendado pela Entidade Reguladora (ERSE) e que está em curso a auditoria também prevista, na sequência dos casos identificados.
Os contadores, segundo a mesma fonte, apresentavam um erro, que foi corrigido.

Fonte: Lusa/SOL