DECO: quase metade dos contadores de electricidade tem hora errada

A Deco afirma que quase metade dos contadores bi-horários de electricidade instalados em Portugal continental apresenta a hora errada, o que se reflecte nas facturas.
«O cenário é mais grave do que a EDP admitiu. A nossa análise no continente prova que, em cada 10 contadores multitarifa, mais de quatro tinham o relógio desacertado. Nos Açores e na Madeira também há erros», lê-se num documento publicado pela Deco na Internet.
De acordo com a associação, os desajustes na hora dos equipamentos têm proporções superiores às que a EDP assumiu.
«Segundo o nosso estudo, mais de 43 por cento dos contadores observados em Portugal continental apresentava erros iguais ou superiores a três minutos. Ora, os 106.000 casos reportados pelo distribuidor somam apenas 12 por cento do universo de contadores multitarifa instalados», defende a Deco.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores, com outros distribuidores de electricidade, «avolumam o problema».
Na sequência de uma auditoria destinada a verificar a data e hora dos contadores com relógio integrado, foram detectados desacertos superiores a três minutos em 43 por cento dos equipamentos observados no continente, o que ultrapassa a tolerância máxima de 2,5 minutos por ano.
«A maioria dos contadores com a hora errada apresentava uma diferença até 10 minutos, mas em cerca de 17 por cento o desajuste era superior a 20 minutos», refere-se no texto.
A Deco indica ainda que, em média, os contadores atrasados tinham um erro de 24 minutos e os adiantados 19 minutos de avanço.
«Detectámos também 3,6 por cento de contadores multitarifas com a data desacertada. Apresentavam diferenças entre 31 dias a menos e oito dias a mais», acrescenta a associação.

Fonte: Lusa/SOL