É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O. Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7.



Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.



Quanto ao Browser que vem incluído no Zorin OS, Google Chrome é o Browser predefinido, mas pode mudar facilmente de Browser apenas com dois cliques. Um para abrir a aplicação “Zorin Web Browser Manager” e outro para clicar em “Install”. Assim pode escolher entre Firefox, Google Chrome, Opera e Midori.



Pode contar com varias aplicações já instaladas, entre elas o Gimp, Shotwell, a Suite completa do LibreOffice, Empathy, Gwibber, Thunderbird, OpenShot, Rhythmbox, VLC e outros. Mas pode instalar mais através do Ubuntu Software Center.



Last but not least, o painel na verdade é o Avant Window Navigator por isso pode contar com total personalização. Resta dizer que Zorin OS acabou de lançar a versão 6,1 que é baseada no Ubuntu 12.04 com Kernel 3.2.0.
No site oficial pode contar também com Zorin OS Lite e uma versão mais virada para a educação.

pplware