Quem nunca teve instalado um addon, plugin ou toolbar indesejado que atire a primeira pedra. O proliferar de programas e aplicações, e não só, levou a que nalguns casos sejamos «invadidos» com conteúdos agregados ao nosso explorador de Internet que nem sempre é desejado ou até do nosso conhecimento. Ora a dica que se segue tem como objectivo ajudar-nos a listar e desactivar todo o tipo de lixo indesejado e denomina-se Toolbar Cleaner.

Trata-se de um programa que pretende fazer o que o próprio nome sugere: a remoção de barras de ferramentas, aplicativos, plugins e diversos extras indesejados dos nossos exploradores de internet, como por exemplo o Internet Explorer, Firefox e Chrome.



Com o lançamento do aplicativo rapidamente podemos ver todas as barras de ferramentas, BHOs, extensões e muito mais, tudo convenientemente listado no mesmo ecrã e que tenhamos instalado no nosso computador. No caso de vermos algo que não precisemos, basta seleccione a opção à nossa esquerda (ou clicar em “Selecionar Tudo” para escolher todos). E em seguida, é só clicar no botão “Remover” para eliminar de uma vez o que escolhemos.



É importante ter em mente que o programa não remove os ficheiros executáveis da barra de ferramentas em si, apenas as suas referências dentro do nosso navegador. Assim, a partir do momento em que actuamos com o Toolbar Cleaner eles deixam de ser carregados cada vez reiniciarmos o nosso explorador de Internet, contudo os executáveis permanecem em disco – tenham esta informação em atenção.



Por outro lado, reconhecendo que somente desactiva a função, o Toolbar Cleaner dá-nos a possibilidade de correr o Painel de Controlo para remover de forma permanente os programas em questão.

Basicamente, o Toolbar Cleaner pode ajudar-nos a reconhecer a listagem completa de addons actuais no nosso navegador permitindo uma limpeza mais «íntima» e direccionada da nossa parte com a vantagem de ainda podermos aceder à pasta de arranque do Windows para também permitir a remoção de quaisquer aplicativos indesejados com apenas alguns cliques.



NOTA MUITO IMPORTANTE: Curiosamente, sendo este um programa de remoção de plugins, addons e afins não desejados, aquando da instalação, mesmo o final, somos indagados para aceitar 2 questões/addons que em nada são necessários para o bom funcionamento do programa geral em si. Fica ao vosso critério se devem, ou não, desmarcar as opções indicadas na imagem acima.

pplware