Preço do gasóleo e da gasolina voltam a subir

O preço do gasóleo e da gasolina deve subir na próxima semana, com um aumento mais acentuado na gasolina, como reflexo da evolução das cotações nos mercados internacionais.
«As cotações subiram ligeiramente ao longo da semana de forma ligeiramente mais acentuada na gasolina do que no gasóleo», disse à Lusa fonte do sector.
A evolução das cotações dos dois combustíveis permite antecipar uma subida de até um cêntimo no preço da gasolina, que nas duas últimas semanas baixou cerca de dez cêntimos, e um acréscimo ligeiramente inferior no preço do gasóleo.
De acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.632 postos no continente, o preço médio do gasóleo, segundo dados de quinta-feira, era de 1,446 euros por litro, enquanto a gasolina 95 se fixava em 1,582 euros/litro.
O consumo de combustíveis rodoviários tem sido bastante afectado pelo contexto económico, tendo no mês de Agosto recuado 9% em relação ao período homólogo, de acordo com os últimos dados divulgados.
«Com excepção do GPL Auto, que apresentou um crescimento no consumo de 8,1%, os outros combustíveis rodoviários apresentaram um agravamento na redução do consumo: as gasolinas com uma redução global de 9,2% e os gasóleos com uma redução de 9,3%», revela o último boletim da DGEG.

Fonte: Lusa/SOL