… através do acelerómetro.

O desenvolvimento da tecnologia no mundo dos smartphones cresce de dia para dia, pois ainda à poucos anos atras os telemóveis praticamente serviam apenas para efectuar as principais comunicações, como por exemplo, telefonemas e envio/recepção de mensagens. Nos dias de hoje os telemóveis são autênticos computadores, que fazem praticamente tudo que um computador faz.

Muitas das vezes, as inovações tecnológicas partem de projectos académicos e que em grande maioria conseguem chegar mais além do que as grande empresas de desenvolvimento.



Um estudante da Universidade de Londres, com o nome Florian Kraeutli, desenvolveu um interessante projecto de um teclado virtual “invisível” para o smartphone da Apple, o iPhone. Este estudante através do acelerómetro do equipamento da Apple conseguiu reconhecer as vibrações dos toques realizados próximos ao smartphone e torna-los em texto.

O software desenvolvido foi testado num iPhone 4 com jailbreak, onde o estudante conseguiu que este identificasse algo digitado na mesma superfície onde se encontra o smartphone em questão. Após a identificação, os dados serão enviados para o software do equipamento.

Como ainda está em fase de desenvolvimento, a percentagem de acerto nas teclas ronda os 80%, o que pondera-se dizer que é uma resultado positivo para um início de um desenvolvimento, que é praticamente inexistente no mercado dos smartphones. Com certeza, que esta percentagem aumentará com aperfeiçoamento do desenvolvimento do projecto.

pplware