Os nossos dispositivos móveis são cada vez mais uma parte integrante do nosso dia-a-dia. Baseamo-nos neles para termos as nossas tarefas bem descritas e para tomarmos as nossas notas para que possamos posteriormente voltar à nossas ideias.

A totalidade destes equipamentos já traz nos sistemas operativos que lhe dão suporte ferramentas para estas situações, mas o mercado das Apps tem sempre uma palavra adicional a dizer e apresenta sempre alternativas muito mais avançadas e com outras funcionalidades.

É o caso do NOTE’d, que tinha lugar em qualquer sistema operativo como uma ferramenta de notas. Não se limita à de texto e dá-vos um leque enorme de potencialidades.



O NOTE’d não se limita a ser uma simples aplicação onde podem despejar as vossas notas. Permite que criem cadernos onde as notas são arrumadas e organizadas. Também tem como característica interessante a possibilidade de não adicionarem apenas texto a essas notas.

Uma propriedade única que tem é a possibilidade de poderem fazer backup das vossas notas para uma conta de Dropbox, que posteriormente pode também ser usada para as restaurarem em caso de problemas.

A utilização do NOTE’d é, como se pretenderia, muito simples de usar. Comecem por criar os vossos cadernos onde depois vão poder colocar essas notas.

Existem 15 templates (capas) para a criação desses cadernos pelo que podem assim ter forma visual de os identificarem. Esses cadernos podem ter também títulos associados.



A criação de notas é também muito simples. Existem 4 tipos de notas que podem associar, sendo a clássica de texto, onde podem escrever da forma que entenderem o texto que pretendem guardar.

Existe também a possibilidade de associarem uma imagem a uma nota. Essas imagens podem ter como fonte a uma foto tirada no momento ou uma imagem que tenham já guardada no vosso dispositivo.



Adicionalmente as notas podem também ter associadas mapas. Basta que definam uma morada ou um local e esse mapa é guardado.

Para terminar, e para as situações de maior urgência ou impossibilidade de escrita, o NOTE’d permite que guardem clips de áudio nas notas



A arrumação das notas nos cadernos é feita por ordem de entrada e são mostrados os anexos que cada uma tem, quer sejam texto, imagens, mapas ou som.

Para editarem uma nota basta que toquem no seu topo e aí são mostradas as opções disponíveis. Podem eliminar as notas, partilhar ou editar.

Uma característica muito interessante que o NOTE’d tem para as suas notas é a possibilidade de as colocarem como wallpaper no vosso dispositivo. Podem assim colocar as notas mais importantes acessíveis quando estes estão com o ecrã bloqueado.



As definições que o NOTE’d disponibiliza para os utilizadores são a possibilidade de sincronizarem as notas com o Dropbox ou fazer o seu restauro.

À parte disso está disponível ainda a possibilidade de associarem um código numérico para bloqueio do acesso de terceiros às vossas notas.



O NOTE’d consegue dar funções adicionais e muito interessantes ao que se entende ser uma aplicação standard de notas. A associação de elementos (imagens, mapas e clips de áudio) são a sua mais valia, que associado ao Dropbox torna-a na aplicação a ser usada para esta função.

O custo do NOTE’d é de apenas 0,89€. É um preço baixo a pagar por tanto que nos oferece. Instalem-no no vosso iPad, iPhone ou iPod Touch e aproveitem tudo o que o NOTE’d tem para oferecer.

pplware