Em apenas 45 minutos e a 43 quilómetros de distância, dois postos de combustível foram assaltados por um gang armado com caçadeiras de canos serrados. Em ambos os ataques, em Altura e em São Brás de Alportel, foram ameaçados os funcionários e clientes.



A odisseia do gang começou na Repsol de Altura, em Castro Marim, às 19h45 de anteontem, quando a luz do dia desaparecia. O gang chegou num VW Passat, de cor preta e matrícula espanhola. Ao que o CM apurou, três assaltantes invadiram o posto e ameaçaram o funcionário e um cliente. "Disseram que era um assalto mas o empregado pensou que era brincadeira. Um deles agarrou-lhe no pescoço e obrigou-o a dar o dinheiro da caixa", explicou ao CM uma funcionária, que pediu anonimato. No carro estava um quarto elemento. O gang fugiu com 200 euros, tabaco e garrafas de óleo para carros.

Pouco satisfeitos, os assaltantes seguiram em direcção a São Brás de Alportel e tinha como alvo a Cepsa junto à cidade. "Entraram na bomba a alta velocidade e um deles saiu do carro ainda em andamento mas já de caçadeira em punho", recordou ao CM uma testemunha. O carro era o mesmo mas as matrículas terão sido alteradas. "Invadiram o posto e só diziam: dinheiro, dinheiro", referiu um funcionário. Estavam no local dois clientes que ficaram estáticos perante as ameaças. Fugiram com duas bolsas com dinheiro. Na fuga tiveram um acidente e fizeram dois carjackings, um deles falhado. A Polícia Judiciária investiga os dois casos.

GRUPO SOFRE ACIDENTE E ROUBA CARRO

Depois de invadir o posto da Cepsa, em São Brás de Alportel, o gang fugiu em direcção a Faro mas a condução a alta velocidade correu mal. O grupo sofreu um despiste poucos quilómetros à frente, na zona dos Machados, e tiveram de abandonar o carro no local. Ao que o CM apurou junto de fonte policial, os assaltantes tentaram fazer um carjacking, logo a seguir a terem sofrido o acidente, e chegaram a disparar contra uma viatura que estaria a passar na altura.

A primeira tentativa de roubo de um carro falhou mas, à segunda tentativa, o grupo conseguiu apoderar-se de um automóvel de marca Fiat, com que fugiram sem deixar rasto.

cm