Qemu Simple Boot é uma simpática ferramenta de virtualização, portátil, que nos permite carregar uma qualquer imagem de formato ISO numa janela do nosso ambiente de trabalho Windows. O Quemu apresenta como principal vantagem o facto de não existir qualquer necessidade de termos de gravar essa imagem num disco primeiro.

No fundo, trata-se de um virtualizador/emulador do mais fácil que pode existir para trabalhar. Vamos conhecer?



O programa é realmente muito simples de utilizar, estando inclusive ao alcance de utilizadores com conhecimentos de informática mais básicos. O funcionamento é simples: basta escolher a imagem ISO que pretendemos correr, seleccionar a quantidade de memória RAM que gostaríamos de atribuir à imagem, e escolher a opção “ISO” na secção “Boot Options”. A saber que o Qemu Simple Boot suporta imagens de formato IMA e IMG.



Uma vez terminada a configuração acima descrita basta clicar no botão “Start Qemu Test” para dar início à virtualização através de uma simples janela que mostra o correspondente da imagem ISO a correr.



Tenham em conta que o Qemu Simple Boot é uma ferramenta muito simples, logo poderão existir algumas imagens ISO mais complexas que poderão não funcionar, especialmente nos casos do de sistemas operativos Linux e afins. Contudo, para serviços de virtualização mais básicos o Qemu funciona na perfeição e sem qualquer tipo de problema. É óbvio que programas como o VirtualBox são mais completos e poderosas, mas para quem não quer/precisa de toda aquela parafernalha esta é uma excelente opção.



Em resumidas palavras: compacto, portátil e fácil de usar, o Qemu Simple Boot pode fazer correr ficheiros ISO com um mínimo de cliques. O desempenho é uma questão importante, embora por vezes se apresente algo lento.

pplware