Três jovens estudantes desenvolveram um plano para levar o azeite português para China, EUA e Rússia.



Internacionalizar o azeite português nos mercados foi o projecto desenvolvido por Ricardo Avelino, Diogo Carneiro e Inês Martins, estudantes do ISCTE que venceram o primeiro concurso universitário organizado pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

"Começámos por definir os países-chave – China, Estados Unidos, Canadá e a Rússia. Definimos também dois pilares para o projecto, a promoção do azeite português nesses países e um programa de apoio às pequenas e médias empresas em Portugal através de workshops, de um site informativo sobre como exportar, uma espécie de AICEP do azeite", explica Ricardo Avelino.

O jovem gestor adianta que o projecto prevê, igualmente, um website externo para os mercados-chave poderem facilmente aceder à informação.

Os três colegas do curso de Gestão de Marketing tiveram a ideia de desenvolver este plano no âmbito da cadeira Projecto Final. Esta disciplina incentiva os estudantes a candidatarem--se aos vários concursos organizador por empresas e associações profissionais.

"Por ser a primeira vez que este concurso é organizado, achámos que seria o melhor para concorrermos. Achámos que por se tratar de uma novidade seria mais interessante", acrescenta Ricardo, que não esconde que o objectivo da sua equipa era ganhar.

A escolha do azeite deveu-se ao facto de já terem desenvolvido alguns trabalhos sobre este produto. "Tínhamos algum know-how sobre o sector e as marcas", sustenta.

A vitória no concurso promovido pela CAP trouxe visibilidade ao projecto. "Já recebemos um convite para apresentarmos o projecto no congresso ibérico de produtores de azeite e também já tivemos solicitações de empresas, nomeadamente uma que nos perguntou se poderíamos ajudá-la a exportar para o Brasil", revela o gestor.

Dar continuidade ao projecto é um objectivo dos três jovens, ainda que para já os planos estejam em stand-by, uma vez que Ricardo é o único que permanece em Lisboa. Diogo está no Reino Unido a estudar e Inês está a estagiar numa empresa em Xangai.

Identidade :

Ricardo Avelino É do Seixal, fez o curso de Gestão de Marketing no ISCTE e está a fazer o mestrado de Marketing. Esteve em Itália no âmbito de um Erasmus.

Diogo Carneiro Natural do Barreiro, também frequentou a licenciatura de Gestão de Marketing no ISCTE, actualmente frequenta um mestrado na mesma área em Lancaster, Reino Unido.

Inês Martins Nasceu no Algarve e veio para Lisboa estudar Gestão de Marketing no ISCTE. Actualmente está a fazer um estágio profissional em Xangai.

cm