O Ministério das Finanças disse esta quarta-feira que o portal para a entrega do IVA trimestral está a "funcionar com toda a normalidade", descartando um prorrogar do prazo até sábado, como pedido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).



“Importará ainda referir que, durante o dia de hoje, até às 17 horas, foram submetidas 86.858 declarações trimestrais. Nestes termos, e estando o sistema a funcionar com toda a normalidade não está previsto qualquer prorrogação do prazo previsto para a submissão das declarações de IVA do regime trimestral", esclareceram as Finanças à agência Lusa.

A OTOC pediu ao Governo o adiamento até sábado do prazo de entrega do IVA trimestral, que termina na quinta-feira, alegando problemas no acesso ao portal de entrega das declarações electrónicas.

Numa carta enviada hoje ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a que a Lusa teve acesso, o bastonário dos OTOC, Domingues Azevedo, explica que na terça-feira e na manhã desta quarta-feira o Portal das Finanças "não esteve funcional", o que "impossibilitou" o envio das declarações do IVA dos sujeitos passivos integrados no regime normal com periodicidade trimestral.

"O processo de submissão das declarações de IVA do regime trimestral está a decorrer com toda a normalidade", refere o ministério das Finanças.

cm