Uma idosa de 77 anos foi brutalmente atacada por um cão de raça pitbull que a deixou desfigurada. Tudo ocorreu ontem à tarde, na casa de um vizinho da rua da Bajouca, em Pigeiros, Santa Maria da Feira, onde Maria Assunção Santos ia buscar água. A vítima foi transportada para o Hospital Santos Silva em Gaia, onde deu entrada no bloco operatório. A GNR notificou o dono para entregá-lo ao veterinário para abate.



Maria Assunção entrou em casa do vizinho Filipe, como habitualmente, para ir buscar água de uma fonte. Ao contrário do que sempre aconteceu, ontem, o pitbull estava preso com um cadeado, por causa da reparação que o vizinho e um primo estavam a fazer na jaula.

"Quando o cão a viu passar, deu um esticão no cadeado e rebentou com a coleira. Ela não teve tempo para fugir e foi atacada na cara", conta Luzia Santos, cunhada da vítima. Filipe foi logo em socorro de Assunção, tentando puxar o animal.

"O cão estava furioso e não a largava. O primo do Filipe foi buscar um pau e começou a bater-lhe violentamente e só aí é que o animal a libertou", acrescentou Luzia Santos.

Maria Assunção foi socorrida pelos bombeiros de Arrifana e levada para o hospital. Apresentava golpes profundos na face, em particular no lábio e lado esquerdo. "Ela estava desfigurada, mas nunca perdeu a consciência. Foi horrível, parecia um filme de terror", finalizou Luzia.

"O pitbull tem seguro e está legal", garantiu uma familiar do dono do cão.

cm