1. #1
    Avatar de delfimsilva
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    27.780

    Padrão Ventos fortes arrancam telhas e derrubam árvores em Lagoa - câmara

    Ventos muito fortes atingiram hoje ao início da tarde a cidade de Lagoa, no Algarve, arrancando algumas telhas de habitações e árvores, disse à Lusa fonte da câmara.

    Segundo a mesma fonte, os ventos causaram estragos sobretudo nas zonas sul e oeste da cidade que ainda estão a ser apurados. Na estrada nacional 125, junto à entrada para Lagoa, a agência Lusa constatou existirem árvores, placas de trânsito e 'outdoors' publicitários derrubados, além de telhados danificados.

    O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro confirmou à Lusa a ocorrência de vento forte em Silves e em Lagoa, mas remeteu mais informação para mais tarde.

    Diário Digital / Lusa

  2. #2

    Registo
    Nov 2010
    Posts
    13.361

    Padrão Tornado no Algarve

    Pelo menos 10 feridos após passagem de tornado no Algarve

    Há indicação de pelo menos 10 feridos no concelho de Silves, vítimas do temporal que se abateu ao início da tarde na região do Algarve. Chuva e rajadas de vento muito fortes nos concelhos de Silves e Lagoa deixaram para trás destruição. Há árvores caídas um pouco por todo o lado. Num parque de autocaravas, o vento fez capotar várias viaturas, agora seriamente danificadas, com vidros partidos. No estádio do clube local, parte da cobertura cedeu. Há ainda relato de cabos de transporte de electricidade derrubados. Nas diversas estradas da região, a sinalética rodoviária foi derrubada e muitas estruturas públicas foram atingidas pela violência do mau tempo.

    :... aqui ficam as imagens ...:


































  3. #3

    Registo
    Nov 2010
    Posts
    13.361

    Padrão Tornado no Algarve - Vídeos









    Rajadas de vento forte danificaram casas e derrubaram árvores em Silves, Carvoeiro, Lagoa e Alvor. Há oito famílias desalojadas

    Dez pessoas ficaram feridas, duas com gravidade, nos concelhos de Lagoa e Silves após a passagem de um tornado na região. Algumas pessoas tiveram de ser desencarceradas de viaturas que se voltaram com o vento. Quase duas dezenas de pessoas tiveram de receber assistência psicológica.

    Estes últimos números foram avançados à agência Lusa por fonte do INEM, segundo a qual nove dos feridos foram levados para os hospitais de Faro e Portimão e um recebeu tratamento no local. Os dois feridos graves registaram-se em Silves.

    A fonte do INEM disse ainda à Lusa que 19 pessoas receberam assistência, no local, a nível psicológico.

    O vice-presidente da Câmara de Lagoa, Rui Correia, disse à Lusa que oito famílias ficaram desalojadas no concelho.

    O autarca acrescentou que alguns dos desalojados vão ser instalados pelos serviços sociais da autarquia e outros irão pernoitar em casas de familiares.

    Num balanço anterior, o adjunto de operações nacional da Proteção Civil, João Verde, explicara à tvi24.pt que havia oito feridos, alguns em estado grave.

    João Verde salientou que maior parte das vítimas foram atingidas por objetos lançados para o ar pelo vento ou estavam dentro de viaturas que se voltaram.

    «Os maiores problemas estão ligados com as pessoas que se encontravam no interior das suas viaturas e que sofreram danos, porque os ventos muito fortes acabaram por conduzir a que essas viaturas virassem», explicou o responsável.

    As operações de socorro estão quase a ser concluídas, mas há várias casas danificadas assim como viaturas. O vento arrancou árvores, sinais, painéis e outras estruturas e os trabalhos de limpeza deverão demorar mais algum tempo.

    Uma testemunha contou à tvi24.pt que o tornado passou por Alvor por volta das 14:30, danificando o telhado da escola primária e de outros edifícios.

    De acordo com o site da Proteção Civil foram «registados fenómenos de vento forte afetando os concelhos de Silves e Lagoa/Faro, danos em vários veículos, habitações e uma escola».

    Fonte da autarquia adiantou à Lusa, os ventos causaram estragos sobretudo nas zonas sul e oeste da cidade que ainda estão a ser apurados.

    Na estrada nacional 125, junto à entrada para Lagoa, a agência Lusa constatou existirem árvores, placas de trânsito e outdoors publicitários derrubados, além de telhados danificados.

    Fonte do comando de Faro da GNR adiantou que o fenómeno meteorológico, «do tipo tornado», provocou prejuízos de «valor elevado».

    Segundo a mesma fonte, «existem telhados de várias residências arrancados, diversas quedas de árvores e carros arrastados pela via».

    Também hoje de manhã, em Albufeira, o mau tempo causou inundações na via pública, alagando casas e lojas da cidade, mas a situação já está regularizada.

    Estão envolvidos uma 223 operacionais apoiados por mais de 68 viaturas e um helicóptero.

    Bombeiros de Arraiolos foram chamados para auxiliar na resposta a esta situação.

    lusa

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 25-04-2012, 13:02
  2. Temperaturas baixas e ventos fortes até quarta-feira
    Por florindo no fórum Notícias & Informações úteis
    Respostas: 0
    Último Post: 24-01-2011, 12:25
  3. Madeira: Ventos fortes desviam dois aviões
    Por delfimsilva no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 20-12-2009, 13:30
  4. Situação Meteorológica Adversa – ventos fortes
    Por Grunge no fórum Notícias & Informações úteis
    Respostas: 0
    Último Post: 31-10-2008, 22:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar