Hoje comemora-se o dia Mundial do Não Fumador! Mais de 12.000 portugueses estão a deixar de fumar com o iCoach

Como é do conhecimento geral, fumar é uma actividade de grande parte da população mundial, e é também um dos vícios que mais dificilmente se perde. Mas a tecnologia está avançada em todos os campos, e esse não é excepção.

Depois de termos apresentado o Cigarro Electrónico, hoje, no Dia Mundial do Não Fumador, damos a conhecer uma aplicação para smartphone capaz de o ajudar a deixar de fumar.

Designa-se iCoach e já são 80.000 pessoas rendidas a esta ferramente, dos quais 3.500 são portugueses.



Fumar é uma das actividades mais realizadas pelos portugueses (existem 2 milhões de fumadores), e também uma das quais os utilizadore de tabaco mais têm dificuldade em deixar.

A tecnologia tem aqui um papel muito importante, no sentido de reabilitação e ensino da pessoa que está disposta a deixar de fumar, ao indicar-lhe como fazê-lo.

O iCoach trata-se de uma ferramenta de saúde gratuita e de eficácia comprovada, No total, são mais de 12.000 os portugueses que estão a usar a tecnologia para abandonar definitivamente o tabaco, e mais de 280.000 em todo o mundo.

Assim, âmbito da Campanha de “Os Ex-fumadores são Imparáveis”, a Comissão Europeia disponibilizou no passado mês de setembro a ferramenta iCoach para iPhone e Android. Dois meses passados, já foram feitos cerca de 80.000 downloads em toda União Europeia, 3.500 dos quais em Portugal.

Estes dados revelam uma adesão crescente a esta forma alternativa de incentivo ao abandono tabágico, conquistando milhares de utilizadores em toda a União Europeia, seja através da Internet ou através do telemóvel.



Esta é uma ferramenta de saúde interativa que ajuda as pessoas a pararem de fumar ao seu próprio ritmo. É grátis e está disponível em todas as línguas da União Europeia. O iCoach funciona analisando os hábitos de fumar dos seus utilizadores e fornece conselhos personalizados numa base diária.

Lançada no âmbito da campanha “Os ex-fumadores são imparáveis” e promovida pela Comissão Europeia, esta aplicaçãotem como objetivo ajudar pessoas dos 25 aos 34 anos a deixar de fumar.

Em Portugal, 1 em cada 200 fumadores utiliza o iCoach, e na Europa são 1 em cada 400.

Como funciona o iCoach?

Ao registar-se na internet ou através da aplicação para telemóveis iPhone ou Android, o utilizador responde a um inquérito bastante completo sobre os seus hábitos tabágicos. É este inquérito que vai permitir que o fumador seja integrado numa das fases do programa.

As cinco fases:
1.Não tenciono deixar de fumar
2.Devia deixar de fumar, mas ainda tenho dúvidas
3.Vou deixar de fumar em breve
4.Acabei de deixar de fumar
5.Já deixei de fumar há algum tempo

Após a resposta, a plataforma, através de um algoritmo avançado e desenvolvido por médicos, psicólogos e cientistas, vai dando sugestões e dicas, permitindo que diariamente o fumador vá colocando informação sobre os seus hábitos diários. Desta forma, o programa vai adaptando-se ao estado de dependência do fumador e vai adequando as sugestões e as dicas em função dessa evolução.

Quais os Benefícios do iCoach?
•É Grátis
•Resulta – mais de 30% das pessoas que iniciaram o programa deixaram de fumar
•Serve para todos – até mesmo para fumadores que ainda não se sentem preparados para deixar de fumar
•Adapta-se às necessidades, ao tempo e aos objectivos de cada um.
•Disponível em qualquer lugar através do telemóvel.



Deixe de fumar com a ajuda do seu telemóvel

A vantagem é que permite ter acesso em qualquer hora e em qualquer lugar e interagir com a informação de forma rápida e fácil.

Para os utilizadores já registados, a mudança da versão de internet para versão telemóvel poderá ser feita sempre que for necessária sem que os dados de login e perfil sejam alterados.

Para além das funcionalidades da aplicação de Internet – dicas diárias, diário, testes de progresso e informação de saúde, a nova aplicação para smartphone tem ainda novas funcionalidades tais como um serviço de geolocalização – permite colocar os lugares onde costumava fumar e que deixaram de o ser – e um “botão de pânico”, que oferece dicas imediatas nos momentos mais críticos e onde urge a necessidade de fumar.

pplware