A grande guerra dos sistemas operativos móveis está concentrada no iOS e no Android. Todos os restantes estão a lutar pelo seu espaço, mesmo os que agora chegaram ao mercado. Alguns começam a ganhar o seu espaço e mostram que são alternativas viáveis.

Mas haverá espaço para mais um sistema operativo para Smartphones? A Mozilla acredita que sim e por isso tem investido muitos dos seus recursos para a criação do Firefox OS.

Depois da primeira apresentação e da disponibilização da primeira versão funcional que todos podiam testar, surge agora uma versão que podem chamar directamente do Firefox e que pode usar para testes ou para tomarem conhecimento do que será este no SO móvel.



O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.

A sua apresentação oficial do Firefox OS ocorreu em Julho e nessa altura foi mostrado que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.

Foi anunciado que a Mozilla estabeleceu parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos.

A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.

Desde que foi lançada a primeira versão para testes dos utilizadores de desktop, o Firefox OS cresceu e melhorou para que esteja capaz de ser lançado ao mundo na altura em que as operadoras esperam.

Surge agora uma nova versão, também ela utilizável no Desktop, mas com a facilidade de poder ser instalada e usada através do Firefox. Esta versão está disponível como uma extensão, o que facilita bastante a sua utilização.

Basta que acedam ao endereço onde a extensão está disponível e que escolham o sistema operativo onde o correm o Firefox. Depois de instalado o Firefox OS fica disponível como uma extensão e pronto a ser usado em qualquer altura.

Para além do próprio Firefox OS existe ainda um Dashboard de controlo, de onde é lançado o Firefox OS e uma consola onde podem consultar e verificar eventuais erros que o Firefox OS esteja a produzir.

Esta versão pode ser usada por qualquer utilizador e pretende mostrar todo o trabalho já realizado. É plenamente funcional, com a excepção de estar a ser emulada no vosso browser e por isso componentes específica de hardware provavelmente não vão funcionar como pretendido.

Instalem o Firefox OS no vosso Firefox e vejam o que a Mozilla está a preparar para o próximo ano. Aproveitem e comecem a desenvolver já as aplicações para este novo SO ou conheçam um pouco melhor o que será este novo sistema operativo móvel.

A pergunta que colocámos no início é pertinente e válida.

Existe espaço para mais um sistema operativo móvel?

Mesmo dirigido a um segmento de equipamentos tendencialmente mais baratos, o Firefox OS irá competir directamente com o Android, fragilizando-o um pouco mais e retirando-lhe quota de mercado.

pplware