Toda a gente sabe bem que Bibi foi comprado. Por quem? No vou apontar nomes. Limito-me a constatar que Carlos Cruz, Manuel Abrantes, Ferreira Diniz, Hugo Maral e Jorge Ritto j foram condenados por abusos sexuais a crianas da Casa Pia", disse ao Correio da Manh Pedro Namora, sobre o facto de Carlos Silvino sustentar agora que tanto ele como todos os outros implicados no processo de pedofilia "so inocentes". Antes e durante o julgamento principal do processo Casa Pia, Bibi reafirmou vrias vezes que "todos" os arguidos eram culpados.

"No caso de Carlos Silvino, preciso ter muita lata para agora vir dizer que todos so inocentes. Logo ele, que durante o julgamento do processo Casa Pia chegou a ponto de me pedir desculpa por me ter tentado violar quando eu tinha 11 anos", acrescentou.

"Na casa dele, perante testemunhas, praticamente a chorar, pediu-me ainda que eu falasse com algumas das dezenas de vtimas que molestou, e que, em nome dele, lhes pedisse perdo. Por isso, como que ele pode dizer que est inocente? Quem que pode acreditar nisso?", vincou Pedro Namora.

O antigo casapiano lamentou, ainda, que Ildio Marques, uma das vtimas que confirmou os abusos, tambm tivesse mudado de verso, quando foi ouvido na repetio parcial do julgamento do processo Casa Pia, relativa Casa das Orgias, em Elvas. "Sei que, juntamente com outra vtima, foi contactado por um jornalista, que nem sequer vou mencionar o nome porque no vale a pena, que lhes deu dinheiro e droga para mudarem de verso. Uma dessas vtimas j se retractou. Tenho pena que o Ildio no o tivesse feito. Est a envergonhar as centenas de crianas da Casa Pia que foram violadas durante largos anos", sublinhou.

"O jovem que estava com Ildio contou-me que, durante a entrevista que passou nas televises, a gravao teve de ser parada vrias vezes para que eles consumissem droga. Por isso, tal como Bibi, quem que, no seu perfeito juzo, acredita no que ele anda agora a dizer?", concluiu.

"TERO PROMETIDO A SILVINO QUE O VO FAZER SAIR DE PORTUGAL"

Pedro Namora teme que Carlos Silvino no venha a ser preso, no mbito do processo Casa Pia, no qual comeou por ser condenado a 18 anos de priso, pena entretanto reduzida para 15 anos, quando a Relao de Lisboa mandou repetir parte do julgamento principal, relativa Casa das Orgias, em Elvas.

"Pelo que sei, tero prometido a Silvino que o vo fazer sair de Portugal, antes de ser preso; o que, alis, pode acontecer a qualquer momento", afirmou, ao Correio da Manh.

"Quem que est a preparar a fuga? As pessoas so suficientemente inteligentes para perceberem quem poder estar por detrs deste esquema", frisou o antigo casapiano.

"AVISOU-ME DE QUE IA MUDAR DE VERSO"

"Um dia depois de ter sido condenado no Tribunal de 1 Instncia a 18 anos de priso, no dia 4 de Setembro de 2010, Carlos Silvino telefonou-me. Disse-me que tudo o que tinha dito antes e durante o julgamento era verdade. Ou seja, que todos eram culpados", afirmou Pedro Namora ao CM, frisando que, nessa "altura", Bibi j "tinha sido contactado por vrias pessoas para mudar de verso".

"Disse-me, ainda, que o facto de ter dito a verdade de nada lhe tinha servido e que, por isso, ia mentir. Agora que se desenrasquem, foi uma das expresses que utilizou", acrescentou o antigo casapiano, que se mostrou disponvel para relatar em tribunal "tudo" o que Bibi lhe disse.

"FUI AMEAADO E TIVE A MINHA VIDA DEVASSADA"

"Desde que rebentou o escndalo de pedofilia da Casa Pia, em 2003, fiz questo de estar sempre ao lado das vtimas Custou-me caro. Eu e a minha famlia fomos ameaados vrias vezes, e tive a minha vida devassada", declarou Pedro Namora, de 48 anos, que foi ouvido como testemunha durante o julgamento.

"Perdi o emprego no gabinete de turismo da Cmara Municipal de Odivelas, mas nunca deixei de lutar para que os criminosos que abusaram de crianas indefesas da Casa Pia fossem julgados e condenados. Como sempre afirmei, continuo a acreditar na Justia", acrescentou o antigo casapiano.

cm