Samsung processa LG por violação de patentes

A Samsung processou hoje a também sul-coreana LG, acusando-a de utilizar sem autorização até sete patentes para os seus painéis televisivos OLED, avançou à agência noticiosa espanhola Efe um porta-voz da filial de painéis da Samsung.
A acção por violação do direito de propriedade intelectual, intentada pela Samsung num tribunal local, insta a que sejam invalidadas as patentes da LG Display.
A LG Display, subsidiária da LG Electronics, é o segundo maior fabricante mundial de painéis de televisão cristal líquido com a tecnologia de painéis de diodos orgânicos emissores de luz (OLED), utilizada sobretudo em produtos como os 'smartphones' ou 'tablets'.
Em Setembro, a LG Display interpôs uma acção judicial contra a Samsung, acusando-a de violar as suas patentes na tecnologia OLED, integrando-a nos telemóveis da série Galaxy S e no 'tablet' Galaxy Tab.
No início do mês, a Samsung anunciou que o modelo de 'smartphone' Galaxy S3 tinha alcançado um recorde mundial de vendas - 30 milhões de unidades - desde que foi colocado no mercado, no final de Maio.
A LG, segundo maior fabricante de telefones móveis na Coreia do Sul, é um dos principais concorrentes da Samsung Electronics, com a qual disputa a liderança mundial do sector dos painéis para dispositivos.
Além do conflito com a LG, a Samsung trava uma batalha legal com a norte-americana Apple por mútuas acusações de violação de patentes em tribunais de uma dezena de países, as quais têm apresentado resultados mistos.
A decisão mais pesada contra os interesses da empresa sul-coreana ocorreu a 24 de Agosto, quando um tribunal federal norte-americano considerou que a LG copiou tecnologia da Apple para alguns dos seus modelos e a condenou a pagar uma multa de mil milhões de dólares.

Fonte: Lusa/ SOL