A protecção dos nossos computadores não se pode limitar a um simples antivírus. Tem de passar também por uma firewall que nos protege contra os ataques que por vezes acontecem pela Internet.

Todos os sistemas operativos têm a sua firewall integrada e funcional, mas na maioria das vezes o seu controlo não é simples e pode tornar-se uma dor de cabeça. O Windows Vista, o 7 e agora o 8 não são diferentes. Têm uma excelente firewall, mas não é simples de gerir. Para ajudar nesse problema podem contar com o Windows Firewall Control.



Esta pequena aplicação não vos vai permitir afinar ao mais ínfimo pormenor, mas permite que mudem entre métodos de filtragem com um simples clique do rato.

Com esta capacidade conseguem alternar entre modos de forma simples e evitam de ter de andar a navegar entre menus e opções. Com a escolha do modo pretendido a firewall altera o modo de protecção e passa agir conforme o que escolheram.



Os modos que o Windows Firewall Control permite são quatro, desde o mais permissivo até ao mais restritivo:
•High Filtering – Este modo bloqueia todas as ligações que estejam a ser feitas de e para os vossos programas. Todas as regras que tenham já criadas são ignoradas.
•Medium Filtering – Neste modo, apenas os programas que estão na vossa lista de aplicações autorizadas conseguem estabelecer e receber ligações.
•Low Filtering – Este é um modo muito similar ao anterior, com a diferença que apenas as aplicações bloqueadas não são autorizadas a enviar e receber ligações.
•No Filtering – O modo mais permissivo de todos. Neste modo nenhuma ligação é filtrada. Todas as aplicações estão autorizadas a enviar e a receber ligações

O Windows Firewall Control, depois de instalado, fica residente na Área de Notificações do Windows e aí podem controlar a firewall. Basta clicarem nele uma vez e no menu que vos for mostrado, devem escolher o modo pretendido.

Caso estejam com problemas com a vossa firewall, podem usar o Windows Firewall Control para rapidamente fazer um simples reset às regras aplicadas. Desta forma conseguem sair de situações mais trabalhosas e que acontecem no momento da criação de regras de protecção.



O Windows Firewall Control apresenta a hipótese de ser adquirida uma licença. Esta versão, mais avançada, permite que exportem e importem regras da firewall. Permite ainda que integrem com a shell do Windows e que bloqueiem o programa, para evitar alteções não autorizadas.

Esta nova versão do Windows Firewall Control vem dar continuidade à evolução que esta ferramenta tem vindo a sofrer e apresenta novidades muito interessantes. As principais novidades são as seguintes:
•Adicionada a possibilidade de criar regras temporárias a partir da interface de notificação
•Menu de perfil agora disponível no menu de contexto do ícone da área de notificação
•Adicionado suporte para a criação e modificação de regras para ficheiros .scr
•Resolvido o problema de sincronização de perfis
•Resolvido o problema na instalação com direitos de administração insuficientes
•Resolução de outros bugs

Podem ler as restantes novidades desta versão e anteriores no Changelog do Windows Firewall Control, que se encontra nesta página.

Usem o Windows Firewall Control para terem um rápido controlo da firewall do Windows. É extremamente simples de usar e permite um maior conforto e confiança em momentos de maior aperto.

Instalem e usem o Windows Firewall Control no vosso Windows Vista ou 7. Criem e apliquem as regras para se protegerem.

pplware