Um grupo de seis especialistas da empresa internacional IBM vai instalar-se em Faro durante quatro meses, no primeiro semestre de 2013, para estudar as melhores formas de aproveitar os recursos do mar.

A capital algarvia é, assim, a primeira cidade portuguesa premiada no concurso ‘Smarter Cities

"Fornecemos propriedade intelectual, estudos e consultoria, através de um grupo de seis especialistas, que vão dar a cara mas que por trás têm um conjunto de melhores práticas e de referências de métodos de trabalho para partilhar", explicou António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

A empresa vai suportar este serviço de consultoria, avaliado em cerca de 314 mil euros, que se vai debruçar na dinamização de projectos públicos e empresariais ligados à economia do mar.

Os especialistas vão trabalhar de perto não só com a autarquia de Faro como também com várias empresas e organismos locais, incluindo a Universidade do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a associação Maralgarve, a Docapesca e a Companhia de Pescarias do Algarve, entre outras.

"Deste trabalho, resultam normalmente projectos concretos, mas o resultado final depende muito daquilo que os actores locais quiserem fazer e até onde querem chegar", referiu António Raposo de Lima.

cm