Um gang assaltou, na manhã de ontem, a Alfândega do Freixieiro, em Perafita, Matosinhos, ameaçando com pistolas os funcionários e clientes. Os assaltantes ainda agrediram um segurança de uma carrinha de transportes de valores e fugiram num BMW de matrícula falsa, onde os esperava um outro elemento do grupo.



"Foram momentos muito assustadores. De repente vi três homens a entrarem encapuzados nas instalações e com pistolas na mão. Um deles ficou na entrada e começou a dizer para nos deitarmos no chão e para ficarmos calados. Estavam alguns clientes à espera de serem atendidos e quatro funcionários no interior das instalações", relatou um dos trabalhadores.

O assalto ocorreu por volta 10h30. Três homens chegaram às instalações da Alfândega num Fiat Punto verde – que tinha sido furtado nessa noite – e, enquanto um ficou a controlar a entrada, os outros dois foram em direcção à tesouraria, onde ainda estava o funcionário da empresa de transporte de valores Loomis. Sempre de arma em punho, os dois assaltantes exigiram o dinheiro que estava no cofre e depois agrediram o segurança da transportadora. "Vi-os a darem um murro ao segurança", relatou o mesmo operário.

Depois, os ladrões fugiram no BMW onde estava um quarto elemento, parado na rotunda, fora do gradeamento. O gang levou dinheiro e alguns cheques, numa quantia ainda não revelada. Mas segundo José Daniel Pinto, director da Alfândega, "não é um valor significativo".

cm