Recentemente recebi um e-mail por parte de um leitor que pretendia instalar nativamente o Linux. No entanto, segundo ele, a máquina tinha um disco de 250 GB, sendo que toda a capacidade do mesmo estava afecta a uma unica partição onde tinha instalado o Windows 8. Como solução inicial referi-lhe que a maioria das distribuições Linux disponibiliza agora uma opção, no processo de instalação, que se chama “Install Linux alongside Windows” e que permite instalar facilmente instalar o Linux ao “lado” do Windows. No entanto, em resposta, ele referiu-me que pretendia criar uma segunda partição para o Linux, procedendo ao redimensionamento da partição actual. Como fazer?



Uma das funcionalidades que conheci recentemente e que vem nativamente com o Windows é a capacidade de redimensionarmos uma partição sem a necessidade de recorrer a qualquer software adicional e com a segurança de não perdermos qualquer informação.

Para redimensionar uma partição, usando por exemplo o Windows 8 basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Carregar nas teclas Windows + X e escolher a opção Disk Management



Passo 2 – Em seguida, selecionamos a partição e carregamos com o botão do lado direito do rato sobre a mesma e escolhemos a opção Shrink Volume



O sistema avaliará, durante uns instantes quando poderá reduzir de espaço na partição indicada.

Passo 3 – Para este exemplo, vamos considerar que quereremos criar uma nova partição (a partir da partição já criada) com 5 GB. Depois de indicarmos o espaço que pretendemos carregamos em Shrink.



Passo 4 – O espaço “retirado” da partição inicial, será alocado numa segunda partição. Para criar um novo volume (partição), devemos selecionar com o botão do lado direito esse espaço e escolher a opção New Simples Volume



Passo 5 – Para finalizar, após a criação do volume necessitamos de escolher uma letra para associar a partição.



E está feito. Se for para instalar Linux, o utilizador nem precisa de formatar a partição no Windows pois o sistema de ficheiros do Linux será diferente do utilizado no Windows. Tal formatação e definição do sistema de ficheiros poderá ser realizada aquando da instalação do Linux. Caso o utilizador pretenda utilizar a partição no Windows, poderá facilmente proceder à sua formatação. Agradecimento ao Noémio pela dica!

pplware