As escolhas para as autárquicas de 2013 estão a desencadear uma ‘guerra’ entre as estruturas locais e a Direcção Nacional do PSD.



Exemplo disso é Lisboa, onde o nome de Fernando Seara está fechado, mas não agrada às bases, que preferem Santana Lopes.

Segundo soube o CM, o PSD realizou um estudo interno que coloca Santana Lopes como o melhor para enfrentar António Costa, à frente de Marques Mendes e de Fernando Seara.

Santana Lopes já terá feito saber que não pensa deixar o cargo de Provedor da Santa Casa, mas os militantes não desistem de tentar convencê-lo enquanto o nome de Seara não for anunciado oficialmente. Por outro lado, a sucessão do ainda autarca de Sintra também está a levantar problemas. O PSD local quer Marco Almeida, vereador e número dois de Seara, mas a direcção nacional prefere um ‘notável' para enfrentar o candidato do PS, Basílio Horta.

Segundo o CM também apurou, o PSD tem em marcha estudos internos em todo o País, nas câmaras mais importantes e também naquelas em que obrigatoriamente vai haver uma mudança devido à limitação dos mandatos.

cm