O rei Juan Carlos de Espanha foi esta sexta-feira hospitalizado em Madrid para ser operado à anca esquerda, após ter sido submetido este ano a duas intervenções na anca direita, na sequência de um acidente durante uma caçada ao elefante no Botsuana.



"Hoje sim, vou à faca", disse o monarca aos jornalistas à chegada ao hospital San José.

De acordo com os media, a intervenção deverá prolongar-se entre três e quatro horas. O hospital e a casa real apenas emitirão comunicados após a operação.

Esta é a sexta operação em dois anos a que é submetido o monarca, com 74 anos. No final de Abril, Juan Carlos foi sujeito a uma intervenção à anca direita devido a uma luxação.

Esta intervenção seguiu-se à aplicação de uma prótese no hospital de San José em 14 de Abril, na mesma anca, após o rei ter sido repatriado de urgência do Botsuana devido a uma fractura, após uma queda num acampamento, durante uma caçada ao elefante.

O coro de críticas face a esta dispendiosa viagem, numa Espanha em plena crise económica, levou o rei, no dia em que saiu do hospital, a apresentar desculpas públicas ao país, num gesto sem precedentes.

Juan Carlos subiu ao trono em 22 de Novembro de 1975, dois dias após a morte do ditador Francisco Franco.

cm