1. #1

    Registo
    Nov 2010
    Posts
    13.361

    Padrão Estudo : Facebook deixa-nos agressivos, gordos e pobres

    Aqui pelo Pplware, temos dado especial atenção às redes sociais no geral, e ao Facebook em particular. Uma vez que se trata da rede social mais utilizada em todo o mundo, é pertinente dar a conhecer os estudos e pesquisas que se vão desenvolvendo relativamente a esta plataforma que conta já com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

    Se recentemente questionámos se seria adequado os professores e alunos serem amigos por esta via, hoje damos a conhecer um curioso estudo que nos indica que a utilização do Facebook nos deixa mais agressivos, mais gordos… e também mais pobres!



    Um estudo, levado a cabo pela Universidade de Colúmbia e de Pittersburgh, pretendeu revelar o estilo de vida e a personalidade dos utilizadores daquela que é a rede social mais popular e a mais utilizada do Mundo, o Facebook.

    Os responsáveis pelo estudo foram dois professores de marketing, e utilizaram uma amostra de 541 participantes. Desses, uma parte era utilizadora da rede social Facebook e outra parte não utilizava.

    Depois de usar a rede por cinco minutos, os voluntários tinham de escolher entre comer um biscoito de chocolate ou uma barra de cereais. Segundo o estudo, quem utilizou a rede social, optou pelo biscoito de chocolate, e quem não utilizou a rede ficou mais inclinado a comer a barra de cereais, menos calórica.

    Sendo assim, aqueles que passavam mais tempo online e tinham muitos amigos na rede social, tinham mais tendências de comer ‘porcarias’ e ter mais gordura no corpo. Os investigadores perguntaram aos participantes sobre o tempo que passam online, e verificaram que os que passam mais tempo são os utilizadores com mais peso.



    Outra conclusão deste estudo indica que os utilizadores do Facebook são mais propensos a terem impulsos consumistas, e gastar dinheiro com mais facilidade para comprar alguma coisa. Assim sendo, ficar demasiado tempo na rede social, pode fazer com que a pessoa fique mais pobre.

    Sobre esta questão, Andrew Stephen, co-autor do estudo, explica que “quando as pessoas usam o Facebook ficam mais felizes com elas mesmas. […] E as pessoas que se sentem bem, tendem a ter menos controle. E dão permissão para extrapolar nalgumas coisas.”

    Para além disso, a imagem positiva que surge a partir da página, faz com que o auto-controle do sujeito diminua, e uma das consequências dessa situação é a agressividade. Isto é, as pessoas tornam-se mais agressivas no Facebook porque “quando nos sentimos bem connosco próprios, sentimo-nos no direito de fazer as coisas. E quando as pessoas querem proteger a sua imagem melhorada [que o Facebook permite que se tenha] isso faz com que se reaja mais fortemente àquelas que não concordam com as nossas opiniões”, disse Keith Wilcox, um dos autores do estudo, ao Wall Street Journal.

    Outra conclusão foi também que os utilizadores do Facebook mostram-se mais preguiçosos quando devem resolver problemas matemáticos, desistindo mais facilmente das coisas. [via]

    pplware

  2. #2

    Registo
    Apr 2007
    Idade
    38
    Posts
    14.804
    Ainda bem que não tenho facebook :)

  3. #3
    Avatar de Amoom
    Registo
    Feb 2008
    Posts
    5.050
    ...já se adivinhava que isto... ia acontecer!!!!!!!!

Tópicos Similares

  1. Movimentos agressivos num helicóptero quadrotor
    Por mirror no fórum Ciência
    Respostas: 0
    Último Post: 03-02-2012, 00:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar