A tecnologia não pára de evoluir, com isso novas aplicações saem do anonimato. Podem destacar-se pelas funcionalidades ou pela simplicidade, o denominador comum terá de ser obrigatoriamente a qualidade.

PeaZip é uma ferramenta com esse requisito essencial, a qualidade, mas podemos adicionar outros tais como o factor de ser gratuito, multi-plataforma, simples, objectivo e um poderoso compactador.



É um compactador que suporta os formatos 7Z, 7Z-sfx, ARC/WRC, BZ2/TBZ2, GZ/TGZ, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, split, TAR, UPX, ZIP.

Pode abrir, navegar ou extrair os formatos: ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND (MSI, DOC, XLS, PPT), CPIO, ISO, Java (JAR, EAR, WAR), Linux (DEB, PET/PUP, RPM, SLP), LHA/LZH, NSIS, OOo, PAK/PK3/PK4, RAR, WIM, XPI, Z/TZ.



Além destas vantagens o utilizador pode contar com uma ferramenta de encriptação, uma de divisão/união de ficheiros, remoção sem recuperação, comparador byte a byte para uma compactação/descompactação exacta e segura e outras características já mais afastadas do plano principal. Além disso tem ainda à sua disposição uma versão portátil da ferramenta.



Sim, é verdade o que esta aplicação promete… mais uma num meio já por si muito povoado mas, também muito experimentado e desgastado. Vamos ver se será esta uma ferramenta que fará encostar para canto meia dúzia de pequenas aplicações que utiliza no dia-a-dia.

Esta versão 4.8 trouxe apenas melhorias na aplicação em si. Não existem novidades na interface ou nas funcionalidades do PeaZip. Destacam-se nesta versão a disponibilização de um editor de imagens no gestor de ficheiros, com suporte para vários tipos de imagens.

Na função de extracção e compactação de ficheiros foram melhoradas algumas novidades. A funcionalidade de envio de email foi revista e agora passa a estar disponível em outras zonas do PeaZip. Deixa também de ser mantida uma cópia dos ficheiros enviados no sistema.

O instalador do Windows foi também alterado e passa a poder não integrar o PeaZip no sistema (menus e associação de ficheiros).

NOTA: A instalação do PeaZip possui a instalação de um extra, que não são obrigados a instalar, mas que são essenciais para a sobrevivência do projecto.

pplware