1. #1

    Registo
    Nov 2010
    Posts
    13.361

    Padrão Tornado previsto dois dias antes

    O tornado que devastou o Algarve, há quase duas semanas, foi previsto dois dias antes por meteorologistas internacionais, que publicaram o alerta de mau tempo num site da internet.



    O fenómeno meteorológico extremo ocorreu entre as 13h20 e as 14h00 do dia 16. "Tendo em conta o vento forte vertical há a previsão de mesociclones com potencial de rajadas de vento severas e tornados", avisaram os especialistas do European Storm Forecast Experiment, às 22h02 do dia 14, ou seja mais de 39 horas antes da ocorrência.

    No dia seguinte, às 19h39, os mesmos especialistas (entre eles meteorologistas que trabalham igualmente para serviços oficiais na Alemanha) reforçavam o aviso de mau tempo junto à costa sul de Portugal e alertavam que "não pode ser afastada a possibilidade de um tornado".

    O grupo internacional acertou na previsão e o tornado provocou 13 feridos, três deles graves, e mais de cinco milhões de euros de prejuízos nos concelhos de Lagoa e Silves. Em Portugal, na manhã do temporal, os especialistas do Instituto de Meteorologia (IM) também constataram, através do radar instalado em Loulé, que existiam condições favoráveis à ocorrência de tornados. "Detectámos 42 supercélulas [tipo de tempestade que pode dar origem a tornados] mas não tínhamos grandes meios para saber quais é que podiam dar origem a um tornado e podermos emitir um aviso fidedigno", assumiu ao CM o meteorologista Paulo Pinto, que elaborou o relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ver caixa), organismo onde está agora inserido o IM.

    O mesmo especialista refere que conhece alguns dos meteorologistas que colaboram com o site internacional, mas lembra que a informação não é oficial. O IM pretende, num futuro próximo, avançar para a criação de avisos de tempo severo, com a ajuda de informadores no terreno.

    cm

  2. #2

    Registo
    May 2007
    Posts
    278
    Infelizmente, 98% dos avisos de tornados não obtêm resultados.
    E isto é na América. Onde existe mais de 63000 pessoas credenciadas como "twister chasers" e que possuem equipamento para isso. Daí que cada perseguidor de tornados chegue a fazer 700km por dia para tentar obter imagens dos tornados. Só 1 em cada 6 tentativas lhes arranjam algumas imagens... e 1 em cada 25000 é que conseguem ver um tornado de força destruidora.

    Cá... vemos 1 tornado desta força de 50 em 50 anos.

Tópicos Similares

  1. SP1 do Windows 7 chegará antes do previsto
    Por Linkin Park no fórum Manuais,Tutoriais & Dicas
    Respostas: 2
    Último Post: 04-10-2014, 23:47
  2. Respostas: 0
    Último Post: 13-08-2009, 08:41
  3. Morto a tiro poucos dias antes de ser pai
    Por RoterTeufel no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 06-05-2009, 15:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar