O alto nível da água na Lagoa dos Salgados, junto à praia com o mesmo nome, no concelho de Silves, e a previsão das fortes chuvadas que se fizeram sentir nas últimas semanas obrigaram a que fosse aberta uma barra para escoar a água para o mar. A lagoa ficou completamente seca. Ambientalistas dizem que é a opção foi "radical" mas inevitável.



Segundo o CM apurou, a autorização para abrir um canal foi solicitada à Autoridade Marítima pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), a 9 de Novembro. "Se não tivesse sido aberta, de forma controlada, teria sido aberta de forma natural, com possíveis danos no areal, apoios de praia e mesmo no ecossistema", explicou fonte da ARH.

Contactado pelo CM, Rui Eufrásia, especialista e colaborador da associação ambientalista Almargem admitiu que a opção era inevitável. "É uma situação radical, mas não há solução", assume, realçando que a lagoa tem de ser aberta todos os Outonos, devido também ao surgimento de bactérias tóxicas. "É mau pelas aves que abandonam o local e têm de ir para a ria Formosa ou ria de Alvor. Mas depois regressam", esclarece, referindo que, actualmente, uma nova barra já está a ser formada pelo mar.

cm