As forças de segurança da comarca de Cascais registaram no ano passado 657 denúncias de vítimas de violência doméstica, 43 das quais de pessoas com idade superior a 65 anos, informou esta terça-feira a Câmara Municipal.



Dados divulgados pela autarquia dão conta de que 6,4% das vítimas de violência doméstica são idosos, sendo que houve denúncias de 18 pessoas maiores de 75 anos. Ao Espaço V - serviço de apoio social da câmara - chegaram quatro novos casos que envolvem maiores de 55 anos, 10 com pessoas entre os 45 e os 54 anos e 13 com pessoas entre os 25 e os 34 anos.

Depois de reunida esta informação, a Câmara de Cascais decidiu promover acções de formação para técnicos que trabalhem directamente com idosos, de modo a melhor conseguirem identificar situações de violência.

"Os profissionais que trabalham directamente com pessoas idosas, seja na área da saúde, serviço social ou da segurança estão numa posição única para identificar situações de violência contra estas pessoas, pelo que acções de formação desta natureza facilitam o reconhecimento e identificação de sinais, promovendo a prevenção e denúncia no domínio da violência contra pessoas idosas", sustenta a autarquia.

As duas sessões realizaram-se durante dois dias (20 e 21 de Novembro) e o tema foi a "violência contra mulheres idosas no contexto das famílias", dirigindo-se a interventores sociais de oito instituições da rede social do concelho, num total de 18 pessoas.

"Esta diversidade de situações remete para a necessidade de uma intervenção concertada e mobilizadora dos diversos sectores da sociedade para um combate eficaz a todas as formas de violência doméstica", lê-se.

Com estas duas sessões, elevam-se para quatro as acções de formação sobre esta temática realizadas já este ano em Cascais. Em Junho e Novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima foi a entidade formadora do Curso de Especialização "Pessoas Idosas Vítimas de Crime e Violência", no qual participaram 28 pessoas de 14 organizações (autarquia, rede solidária e forças de segurança).

cm