Fotos secretas permitem descobrir quem lhe roubou o telemóvel

Com tanta informação preciosa e confidencial que os utilizadores de smartphones guardam nos seus aparelhos, todos os sistemas de segurança são poucos para evitar as consequências de um telemóvel perdido ou roubado.
O mais recente tira fotografias secretas e envia-as para o e-mail do proprietário.Chama-se Kaspersky Mobile Security e foi concebido para smartphones Android. O programa pode detectar a localização do telefone utilizando o módulo GSM e informar o proprietário através de uma mensagem de email.
E também tira fotografias remotamente que depois são enviadas para o mesmo em caso de roubo ou perda para poder comprovar quem tem o telefone ou o que existe ao seu redor.
Através de um novo centro de controlo para os utilizadores desta aplicação, pode ainda ser activada a função 'Mugshot', que acede à câmara e captura fotos de qualquer coisa ou pessoa que possa estar à frente da câmara do telefone podendo tirar fotos do ladrão em segredo, sem que este o saiba.
Além disso, se o telefone for roubado e o ladrão substituir o cartão SIM, a função SIM-Watch bloqueará automaticamente o telefone e informará o dono por email sobre qual é o novo número de telefone do dispositivo.
Além disto, esta aplicação tem como novas características a protecção física e virtual do telefone, incluindo o bloqueio de sites infectados e de phishing com o objectivo de garantir a segurança online do utilizador do dispositivo móvel.

A lista de funcionalidades mais importantes:

Bloqueia o telefone perdido, localiza-o e elimina os dados que contém, mesmo que o cartão SIM tenha sido substituído
Protege contra vírus, spyware, Trojans, Worms, bots e muito mais
Bloqueia os sites perigosos e de phishing
Filtra os telefonemas e mensagens SMS não desejados
Oculta comunicações privadas, incluindo contactos, telefonemas, mensagens SMS e registos
Identifica utilizadores não autorizados do smartphone através da captura de fotos de forma secreta (só para Android)
Permite um fácil controlo das funções anti-roubo
Optimizado para ter pouco impacto na duração da bateria

Fonte: SOL