1. #1
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.090

    Padrão Dois pedófilos detidos por semana



    Dois pedófilos detidos por semana

    Disparou o número de abusadores apanhados pela PJ, tornando a pedofilia no 3.º crime com mais detenções, depois do roubo e do tráfico de droga. Formação dada aos agentes aumentou eficácia.Todas as semanas, dois pedófilos são detidos pela Polícia Judiciária (PJ). Desde Janeiro e até final de Outubro, os inspectores prenderam 80 agressores sexuais, mais oito do que em todo o ano passado (72) e mais 16 do que em 2010 (64). A pedofilia está, assim, na lista dos crimes que geram mais detenções, logo a seguir aos roubos e ao tráfico de droga.
    De acordo com o director-adjunto da PJ, o aumento das detenções não resulta de um crescimento das denúncias nem dos casos em investigação. «Há uma maior eficácia da actuação dos investigadores, tendo em conta que usam métodos e técnicas mais apurados», sublinha ao SOL Pedro do Carmo.
    Em causa estão crimes de abuso sexual de crianças, de menores dependentes e actos sexuais com adolescentes (dos 14 aos 16 anos).
    Segundo Pedro do Carmo, as equipas que combatem estes crimes têm cada vez mais formação: «Estamos em permanente actualização e damos formação constante aos inspectores».
    Cristina Soeiro, psicóloga criminal, é uma das responsáveis por esta formação. Neste momento, prepara-se para ir para o terreno falar com os investigadores e verificar as dificuldades em aplicar as técnicas aprendidas. «Vamos iniciar um levantamento das necessidades de formação para actualizar os manuais que são distribuídos aos agentes que lidam com os crimes sexuais de menores», explica Soeiro, que nos últimos anos estudou com detalhe o perfil dos abusadores portugueses. E hoje não tem dúvidas: «Em 92% dos casos os abusadores são familiares da vítima ou seus conhecidos».

    Avô e tio abusadores

    Um dos mais recentes pedófilos a ser detido foi um avô, de 69 anos, que abusava da neta de dez. Foi denunciado pela própria família e preso a 28 de Novembro, depois de os agentes terem ouvido a versão da criança. O abusador está em prisão domiciliária, com pulseira electrónica.
    Na passada sexta-feira, em Arouca, um homem de 37 anos foi condenado a nove anos de prisão efectiva por ter abusado da sobrinha, de 13 anos. Quatro dias antes, também outra menina, em Bragança, com a mesma idade, viu o pesadelo terminar quando a Polícia apanhou o ex-namorado da mãe, de 62 anos – que a molestou frequentemente nos últimos dois anos.
    Além de serem geralmente próximos da vítimas, os agressores são homens mais velhos. «A esmagadora maioria são homens (95%), das mais variadas idades, mas sobretudo acima dos 50 anos», diz Cristina Soeiro, acrescentando: «Só 8% dos abusadores sofrem de parafilias (transtorno da sexualidade), como a pedofilia».
    Neste perfil encaixa-se um electricista, de 53 anos, acusado de 7.219 crimes de abuso sexual de criança. Atraiu a sua casa os filhos de alguns vizinhos com quem tinha confiança e, entre 2007 e 2011, manteve relações sexuais com seis crianças, de idade inferior a 14 anos – quase todas a viver no mesmo bairro, em Benfica. Foi descoberto depois de um dos miúdos ter contado ao psicólogo da escola o que se passava.
    Uma das dificuldades na investigação destes casos é precisamente a resistência das crianças em falar. Mas a formação dada aos investigadores tem permitido que os menores denunciem mais facilmente as agressões. É que a Polícia passou a usar novas técnicas de entrevista, em salas com brinquedos para dar às crianças maior segurança (conhecidas na polícia como as ‘salas amigáveis’), com recurso a livros ou a bonecos, onde podem apontar as zonas do corpo onde foram tocadas.

    Casos difíceis de identificar

    O facto de descreverem os casos mais rapidamente tem permitido um maior sucesso na recolha de provas. «Tem aumentado a eficácia nas provas recolhidas, ou seja, os vestígios biológicos deixados pelo agressor», refere ao SOL fonte da Judiciária.
    Mas se as autoridades têm mais formação, quem lida com estas situações no dia-a-dia garante que os agressores sexuais estão também mais elaborados.
    «Somos cada vez mais confrontados com situações de crianças abusadas subtilmente», alerta a presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Ocidental, Teresa Villas, que recebe pelo menos uma denúncia de abusos por semana, todos no seio da família.
    «Gostam de ver a criança tomar banho, fazem-lhe xixi em cima», exemplifica. Os agressores sabem que, como não há penetração ou violação, provar os abusos através de exames médicos torna-se mais difícil. «Os abusadores evitam deixar marcas da sua acção», alerta.
    A maioria das denúncias de abusos que chegam à comissão envolve crianças entre oito e os 12 anos, das mais diversas origens sociais. «Muitas vezes as situações são-nos relatadas pelas próprias crianças que não sentem estes abusos como agressão», explica a responsável. Outras das situações preocupantes são os abusos feitos por mulheres (5% do total de casos). «Culturalmente não aceitamos que uma mãe seja agressora», diz. «Recordo uma denúncia de uma mãe que à noite abusava do filho de sete anos. Quando foi chamada, riu-se: disse que não conseguíamos provar as acusações».

    Europa reforça medidas


    O aumento da pedofilia em todo o mundo tem levado muitos países a aplicar medidas mais drásticas de combate ao crime. É o caso da castração química de condenados por Abuso sexual de menores, recentemente aprovada na Moldávia e na Polónia (ver info).
    Por outro lado, a própria União Europeia impôs uma série de regras aos Estados-membros que têm de ser adoptadas até 2013. Em Portugal, a ministra da Justiça já confirmou que está para breve a transposição da directiva que prevê a possibilidade de as autoridades divulgarem a identidade de pedófilos a escolas e vizinhos onde aqueles residem, como forma de evitar novos abusos.

    Fonte: SOL

  2. #2
    Avatar de Amoom
    Registo
    Feb 2008
    Posts
    5.040
    ...isto... pedofilia! já deveria ter sido considerado uma patologia!!!!!!!!!! GRAVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e como tal, deveria ser tratado com produtos químicos! medicação!!!!!!!!!!!!!

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 21-10-2012, 10:58
  2. Cinco pedófilos detidos em Itália
    Por florindo no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 21-03-2012, 12:29
  3. Dois detidos por tráfico de cocaína
    Por RoterTeufel no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 04-05-2011, 13:54
  4. Dois detidos por assaltos em série
    Por florindo no fórum Noticias Juridicas
    Respostas: 0
    Último Post: 10-12-2010, 11:34
  5. Quatro pedófilos detidos em Abril
    Por LadyLaura no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 06-05-2010, 15:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar