• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

3 interruptores 2 lampadas

armindonext

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boa tarde, este e o meu primeiro post

depois de ter pesquisado a algum tempo n encontrei nada que me foce semelhante ao problema que tenho em maos.
comprei casa a pouco tempo e tenho uma instalacao mal feita de eletrecidade, espero que me possam ajudar

o problema e o seguinte:

tenho uma lampada da porta virada para a escada
e uma lampada no corredor da casa
e tenho 1 interruptor duplo com 2 fios castanhos e 4 fios pretos, 1 castanho e 2 pretos vem de de um lado e acende as 2 lampadas apenas esses 3 fios ( esperimentei sem interruptor ) e os outros 1 castanho e 2 pretos vem de outro interruptor.
o problema e quando vou ligar ao interruptor com 2 entradas uma em cada canto e 4 saidas, ele foi mal ligado de origem, nao me acendia nenhuma lampada, eu consegui colocar a ligar 1 das lampadas apenas, e reparei que esta ligado a outro interruptor no corredor.

o objectivo e ter a lampada do corredor da casa ligada/desligada por um dos botoes do interruptor duplo e o interruptor do corredor, e o da escada com apenas um dos botoes do interruptor duplo.

obrigado deste ja pela ajuda
 

kikasman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 7, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
index.jpg
Julgo que será isto que anda a procura!!
Espero ter ajuado
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
Ainda gostava de te entender, o que percebi e que tu queres o interruptor dupluo e eum simples a acender uma lampada e a outra tecla do interruptor duplo e o outro interruptor a outra correto. se for isso ja coloco um pequeno esquema
 

armindonext

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Ainda gostava de te entender, o que percebi e que tu queres o interruptor dupluo e eum simples a acender uma lampada e a outra tecla do interruptor duplo e o outro interruptor a outra correto. se for isso ja coloco um pequeno esquema

um iterruptor e duplo, um botao acende uma lampada, outro a outra lampada, mas esse interruptor esta ligado tambem a outro interruptor de 1 so botao.

ou seja, acender 1 luz com 1 dos botoes do duplo e o simples
e a outra lampada acende so com 1 botao do duplo

obrigado pela ajuda, ja fiz download dos esquemas a ver se percebo como ligar.
 
Topo