Foi ao som de rock ‘n’ roll que o pavilhão desportivo de Custóias, em Matosinhos, recebeu ontem, pelas 17h00, o primeiro jogo de Roller Derby em Portugal. O evento suscitou a curiosidade da população. Composto exclusivamente por equipas femininas, o Roller Derby é um desporto de contacto, que requer velocidade, inteligência, agilidade, força e muito trabalho de grupo. As equipas têm cinco patinadoras, mas só uma é que pontua.

Na sua estreia portuguesa, destaque para o confronto entre as atletas do Porto Derby e as espanholas do Valencia Roller Derby. O resultado foi favorável à equipa da casa, que venceu por 241-72 .

O jogo, que ganhou notoriedade nos anos 70 nos EUA, tornou-se conhecido do público português através do filme americano ‘Whip It’, que aborda a modalidade naquele país.

Marta ‘Blood Runner’ Albuquerque e Ana Cruz ‘McPain’, actualmente jo-gadoras do Porto Derby, foram as precursoras do jogo em Portugal, tendo criado a primeira liga nacional de Roller Derby. As patinadoras treinam pelo menos três vezes por semana.

Depois do jogo em Custóias, seguiu-se um convívio entre as duas equipas, no bar Music Hole, no Porto.

cm