A cena foi captada por um morador do prédio em frente: vários polícias espanhóis foram filmados a roubarem laranjas e batatas, antes apreendidos em vendas ambulantes ilegais.

Tudo se passou em Puerto Real, Cádiz, e as imagens mostram não só agentes da polícia como empregados municipais a carregarem sacos cheios de fruta e legumes.

As autoridades do município emitiram um comunicado qualificando o acto de “improcedente e lamentável”, dando conta ainda de que foi já aberta uma investigação.

O caso ganhou outras proporções porque o autor da filmagem partilhou-a no You Tube, com o título ‘Protesta já!’ e a imprensa espanhola denunciou o caso.

De acordo com o ‘El Mundo’, o subdelegado do Governo da província de Cádiz, Javier de Torre, reuniu-se com o comissário do Corpo Nacional de Polícia, Juan Carretero, para determinar as acções disciplinares que forem consideradas necessárias.

“Não podemos permitir este tipo de comportamento por parte de funcionários públicos”, disse Javier de Torre, acrescentando que, tendo em conta o vídeo, o caso “não ficará sem consequências”.

cm