Aproveitaram a altura após o jantar para atacar. Cinco jovens, entre os 20 e os 30 anos, entraram armados com um revólver e uma enxada, na casa de um polícia reformado, enquanto este via televisão com o filho, de dois anos, e a mulher arrumava a cozinha. O gang acabou por fugir sem roubar nada da casa em Santa Leocádia, Baião. A PJ do Porto investiga.

Tudo aconteceu anteontem, cerca das 21h00. Os cães das vítimas começaram a ladrar e a mulher do antigo polícia terá aberto a porta da cozinha. Viu os cinco homens, de cara destapada, a subirem as escadas. "Só teve tempo de avisar o marido e pegar no filho ao colo. O bebé está traumatizado", contou, assustada, uma vizinha, que quer manter o anonimato.

Os assaltantes terão partido, com a enxada, o vidro de uma janela e enquanto quatro ameaçaram a família com o revólver, outro revistou a casa. Um dos agressores atacou o ex-PSP com a enxada, mas ele conseguiu tirar-lha das mãos e bater--lhe. Ainda assim, ficou ferido e teve de ser suturado na cabeça.

Na fuga ainda dispararam para o ar e deixaram cair as chaves do Audi A4 das vítimas. "Foi tudo muito rápido. Ouviu-se o tiro e os carros arrancaram a alta velocidade", disse um morador

cm