• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saude : Esperam meses por junta médica

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Há doentes de cancro que esperam sete meses por uma junta médica para serem avaliados, obterem o atestado multiusos e ficarem isentos do pagamento das taxas moderadoras. A isenção é obtida por quem tem incapacidade de 60%. O tempo de espera ultrapassa em muito o que determina a lei: 60 dias. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) recebe todos os dias queixas de doentes a reclamarem pela demora na realização de uma junta.

Paula Mão-de-Ferro, 47 anos, vendedora, doente oncológica, esperou sete meses desde que pediu uma junta médica até ser chamada. "Pedi uma junta médica em junho de 2012 e só me chamaram em meados de janeiro de 2013. Durante esse tempo tive de pagar as taxas moderadoras e é complicado dispor do dinheiro quando temos consultas, exames e tratamentos para fazer", afirmou ao CM a paciente, do Porto.

Já Marta Maria, 37 anos, empresária, esperou menos tempo porque reclamou. "Quando pedi uma junta médica, os serviços avisaram-me logo que teria de esperar, pelo menos, seis meses. Não me conformei com a demora e protestei. Chamaram-me em três meses", revela.

Vítor Veloso, presidente do Núcleo Regional do Norte da LPCC, dá razão aos pacientes. "Enquanto os doentes não tiverem o atestado multiusos não podem ter descontos, o que agrava a situação económica de cada paciente", observou.

O médico critica ainda a chamada dos doentes pelas juntas médicas para serem dados aptos para o trabalho: "Há casos em que os doentes ainda estão a fazer tratamento e chamam-nos para uma avaliação." O Ministério da Saúde assegura que os doentes, com direito à isenção, são reembolsados.

POUCOS DELEGADOS DE SAÚDE

Os delegados de saúde, que compõem as juntas médicas, admitem a falta de capacidade de resposta. Mário Jorge Santos, presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, considera ao CM que o número de profissionais é insuficiente. "Somos cerca de 300 profissionais, menos de metade dos efetivos necessários", salienta Mário Jorge Santos. O responsável critica o legislador, que não teve em conta o aumento do volume de trabalho quando determinou que seria necessário uma junta para a avaliação das incapacidades para a isenção da taxa moderadora. "Em 2012 foi caótico. O aumento das avaliações obrigou-nos a abrandar a atividade das vistorias, vigilâncias e licenciamentos", afirmou.

cm
 
Topo