• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reis de Torres querem feriado

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Torres Vedras é um dos 210 municípios que decidiram contrariar a decisão do Governo de não dar tolerância de ponto no Carnaval. Ontem, uma centena de foliões, incluindo os reis do Carnaval de Torres, protestaram em Lisboa, pela reposição da terça-feira de Entrudo como feriado nacional. Suas majestades, El-Rei Dom Koelhone Esfolado Intéaotutano e Ela Dona Pinguinhas de Meigas Falinhas, entregaram na sede do Fundo Monetário Internacional um aditamento ao memorando de entendimento de Portugal com a troika.

Matrafonas, cabeçudos, girafas, palhaços e muitos outros mascarados desfilaram pela avenida da República. "Já enfrentei isto [a terça--feira de Carnaval não ser feriado] três vezes. Em 1993, com o Cavaco Silva, que foi o primeiro a enganar os portugueses. No ano passado, com o Passos Coelho, e agora, este ano, é o mesmo. Chega!", disse Luís Correia, folião há mais de 55 anos. Rodrigo Ramalho, da organização do Carnaval de Torres, estima em três milhões de euros o impacto económico da festa junto do comércio local: são esperados 350 mil visitantes, nos dois dias de desfile. No total, os principais carnavais esperam atrair 1,3 milhões de visitantes.

Esta época festiva é sempre alvo de campanhas especiais de distribuição de preservativos, nomeadamente junto dos bares e discotecas. De acordo com dados recolhidos pelo CM, a associação Abraço vai distribuir 3500 preservativos: 1750 em Lisboa, 1250 no Porto e 500 na Madeira. Uma quebra em relação ao últimos anos. A crise e a diminuição de festas organizadas pelos locais de diversão noturna são a justificação. "O reforço é muito importante em períodos festivos, como Carnaval, queima das fitas e festivais. São alturas mais propícias a relações ocasionais", explicou ao CM António Dinis, coordenador do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida.

TROIKA NAS RUAS DA CIDADE DE LOULÉ

A troika e a crise económica são os alvos principais para a sátira no Carnaval de Loulé, o mais antigo do País. Paulo Madeira, mais conhecido por ‘Palhó’, é a mente por detrás dos 17 carros alegóricos que hoje desfilam.

RITMOS DO BRASIL NA MEALHADA

O Brasil é a inspiração do Carnaval da Mealhada. A cidade tem sambódromo e um rei brasileiro – o ator da novela ‘Gabriela’ Rodrigo Andrade. Sete carros alegóricos e participantes de três escolas de samba vão desfilar para 30 mil visitantes.

ALERTA PARA BOMBAS DE ARREMESSO

Existem produtos como as "bombas de Carnaval", designadas bombas de arremesso, que são verdadeiros produtos explosivos. A Direção-Geral do Consumidor alerta que "a explosão de uma bomba de Carnaval pode provocar ferimentos nos dedos, podendo levar à amputação dos mesmos".

PREVISÃO DE FRIO E CHUVA PARA HOJE

No primeiro dia em que os corsos saem à rua, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelam chuva com maior intensidade no Litoral Norte. A chuva será acompanhada do frio. Amanhã, a temperatura máxima prevista para Lisboa e Faro é de 15 graus. No Porto estarão 14 graus.

cm
 
Topo