A chinesa Huawei, o terceiro fabricante mundial de "smartphones" atrás dos gigantes Samsung e Apple, revelou hoje um novo telemóvel, o Ascend P2, apresentado como o mais rápido do mundo.

De linhas retas e mais fino do que um lápis com 8,4 milímetros, a empresa afirma que o telemóvel pode atingir velocidades de 150 Mbps, suficientemente rápido para descarregar um filme de alta definição com duas horas em menos de cinco minutos.

O telemóvel, que tem um écran de alta definição com 4,7 polegadas, possui um poderoso processador "quad-core" a 1,5 GHz e capacidade para usar as redes móveis de quarta geração.

A empresa, que apresentou o aparelho na véspera do Congresso Mundial de Comunicações Móveis, que decorre ao longo de quatro dias em Barcelona, Espanha, disse tratar-se do "telemóvel mais rápido do mundo", batendo todos os recordes anteriores.

A Huawei afirmou que o seu telemóvel ultrapassou as anteriores velocidades máximas de 100 Mbps para redes da quarta geração, disponíveis nas versões topo de gama do iPhone 5 da Apple e do Galaxy III da Samsung.

O Ascend P2 deve ficar disponível em todo o mundo no segundo trimestre de 2013.

A Samsung e a Apple foram responsáveis por mais de metade das vendas mundiais de 'smarphones' no último trimestre de 2012 - 29% para a Samsung e 22,1% para a Apple - segundo a empresa de pesquisa de mercado.

As empresas chinesas garantiram o terceiro, quarto e quinto lugares com 5,3% para Huawei, 4,7% para a ZTE e 4,4% para a Lenovo.








JN