• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Modulador pode interferir com sinal tdt

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Colegas é o seguinte, eu tenho uma instalação de TDT, com uma antena 3 eixos da iberosat e amplificador de mastro da manata e um alimentador da alcad.
Um amigo meu q é instalador mediu-me o sinal com o aparelho dele, e o sinal estava exelente.
Mas eu meti um modulador ( canal22) onde liguei a outra entrada uhf do amplificador de mastro. Tanto o sinal tdt como o do canal modulado no amplificador de mastro está no maximo. no entanto de vez em quando o sinal tdt tem uns freezes e o canal do modulador a imagem tem algum choveiro.
Será q dá interferencia o sinal tdt com o modulador?
Cumprimentos
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A "chuva" nos analógicos nem sempre é sintoma de falta. É mais provável que seja a TDT a intertferir com o sinal do modulador do que o contrário. Esse teu amigo mediu o sinal antes ou depois de amplificado? Quanto é que tinha em dBuV? Qual é o amplificador que estás a usar?

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
ele mediu o sinal ja nas tvs ou seja amplificados. Tem 65 dvib.
O canal 22 no modulador é o melhor para nao interferir com a tdt, ou é melhor meter em outro canal?
No uhf do amplificador de mastro q esta ligado o cabo q vai ao modulador a amlificaçao esta no maximo. Tambem o uhf onde está ligado a antena tdt tambem esta no maximo, sera q é isso q pdoe dar interferencias? Sera q se reduzir amplificaão do canal analogico(modulador) poderá ser melhor?
Outra questão que naos eis e é relevante e q o cabo coaxial q foi usado e dakele fininho de 3 mmm diametro.
obrigado
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
amplificador é da marca manata com 2 entradas uhf, já o alimentador é da marca alcad.
 

kote_pt

GF Prata
Entrou
Abr 26, 2007
Mensagens
121
Gostos Recebidos
0
No C22 é estranho. Eu tenho vários canais modulados 2 em VHF e outros em UHF e não tenho qualquer interferencia no C56 (e C46)
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
amplificador é da marca manata com 2 entradas uhf (...)
Que é Manata já me tinhas dito. Eu quero é saber qual é o modelo.
Experimenta desligar a antena da TDT do amplificador e vê se o canal 22 continua com "chuva". Se continuar, verifica quanto sinal está a sair do modulador e quanto é que está a chegar ao amplificador. Por aí ficas logo a saber se é do cabo do retorno ou se é da TDT.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Esse meu colega tem um DigiAir pro, e possvel medir o sinal com esse aparelho?
obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
É, ele também mede sinal analógico.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
EEsse meu amigo acabou passar aqui e o canal analogico tem 105 dvub a chegar na televisão. Ele diz q são valores bons. Ele dizme q o problema deve ser do cabo.
Podias indicarme quais os valores bons a ter no cabo q chega a tV, tanto sinal analogico como sinal digital? E já agora o canal22 é o ideal para ter no modulador?
Ele no sabado vai emprestarme o digiair pro, e assim faço as medições.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se ele mediu o sinal analógico com o Digiair é impossível ter 105dBuV. Este medidor não mede mais do que 90dBuV. De qualquer modo, 105dBuV a chegar à TV é muito. Isso quer dizer que há excesso de sinal a chegar ao amplificador, cujo modelo continuo sem saber qual é. Isso é primordial para poder fazer um diagnóstico mais correcto do problema.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
O modelo do amplificador não tenho a certeza, mas eu logo já te digo. No entanto eu tenho aqui o digiair pro cmg, e tive medir o sinal analógico á chegada da tv, e reparei q nestes canais tambem tem sinal, C64 (56 DBuV), C63 (50 DBuV), C61 (42 DBuV), C42 (36 DBuV).

Na TDT tou com sinal de (85 DBuV) e no canal modulado estou com (91 DBuV). tinha dito 105 mas tava errado sao 91 DBuV.
Poderiam me dizer qual a potencia q deveria ter no canal modulado e qual a potencia deveria ter da TDT. E se o canal modulado no C22 esta bom ou é melhor meter em outro canal.
Cumprimentos.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
(...) e reparei q nestes canais tambem tem sinal, C64 (56 DBuV), C63 (50 DBuV), C61 (42 DBuV) (...)
Esses são os do 4G.

Quanto ao resto, não há um nível de sinal ideal. Os que tens são um bocado altos mas podem não causar problemas. Já experimentaste desligar a TDT para ver se a qualidade de imagem do retorno melhora?

DX2
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Para 91dbuv provavelmente a chuva até pode ser mesmo de sinal "a mais". talvez subir a frequência ao modulador para consequentemente "atenuar" a potência que chega à entrada UHF do amplificador.

Experimenta meter por exemplo o modulador no canal 38 por exemplo a ver.

Se der chuva na mesma, tenta prai o canal 53 que tá entre o 49 e 56

Depois diz quais os valores que tiveste com o DigiAir do modulador na tomada.

Não esquecer de mudar o modo de leitura no digiair - Menu - Analog, para o valor em analógico estar correto

Cumps
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Eu sabado vou ver se vou a antena, E vou baixar os dois potencioemtros no minimo, ja q os sinais estao altos.
Cumprimentos
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Atenção ao mexer no potenciómetro, provavelmente vais piorar o formigueiro... o potenciómetro ao baixar não mexe no amplificador, atenua sim a entrada antes dele....

muda a frequência do modulador. só por usares uma frequência mais alta, a tendência, é para a potência reduzir.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não ligues. É mais um bot que por aí anda a espalhar spam.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Salvo erro estes potenciometros nao atenua o sinal como dizes se reduzir o sinal. Ou seja, este amplificador de mastro tem uma amplificaçao de 40 db. E se o potenciometro tiver no minimo amplifica 20 db, e os restantes 20 db dá para afinar no potenciometro.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em todos (ou em quase todos, porque há uma excepção e suspeito que seja esse o teu caso) os amplificadores de sinal de antena os atenuadores só têm efeito sobre o sinal de entrada, nunca sobre a amplificação. Como o teu amplificador é um Manata de 40dB de ganho e duas entradas de UHF, deve ser um TVF-203. Estes amplificadores têm um transistor de pré-amplificação nas entradas de UHF e, neste caso, o atenuador actua sobre esse transistor e não sobre o sinal de entrada. Se realmente for esse o amplificador, então seria melhor trocá-lo porque ele é pouco recomendável para utilização com sinais digitais, precisamente por causa da atenuação ser feita sobre o ganho do transistor, o que pode causar instabilidade nos sinais digitais e interferências nos analógicos.
Mas ainda não me disseste se já experimentaste desligar a antena da TDT para ver se a imagem do canal de retorno melhora ou não.

DX2
 
Última edição:

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Colega o amplificaDOR q estou usar é um Amplificador TVF-235, vi hoje na caixa. O alimentador tou usar um da alcad de 24 volts q tinha.
Este modelo axas q é indicado?
Como o ZELOG disse nao convem eu meter o poenciometro da TDT ou do sinal do modulador no minimo senao vai atenuar o sinal, concordas com isso?
Eu amanha ja vou ao telhado
 
Topo