• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pescador não espera milagre

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Paulo Jorge Silveira, o único sobrevivente do barco ‘Gracilária', que naufragou, no passado domingo, ao largo da ilha de S. Jorge, nos Açores, diz não acreditar que os três colegas estejam vivos.

"A tralha ficou presa, o barco estava de lado, veio uma onda do outro lado, bateu e o barco virou de pernas para o ar", contou o sobrevivente ao relembrar o dia da tragédia.

O pescador, de 46 anos, sobreviveu porque se agarrou à proa do barco, que não se afundou, e teve a sorte de naquele momento estar a passar, por acaso, um compadre a bordo da embarcação ‘Prancha' que o conseguiu salvar.

Segundo Paulo Jorge Silveira, só duas horas depois dos pescadores do ‘Prancha' avistarem a proa do ‘Gracilária' é que o conseguiram encontrar. "Meti-me na tampa da caixa [frigorífica], amarrei uma bóia e o mar estava- -me a levar para terra", contou o pescador.

Depois de ter estado quatro dias internado no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, devido aos sinais de hipotermia que apresentava e a várias lesões musculares, o pescador acredita que foi salvo por um milagre. "Nosso Senhor quis que eu vivesse", disse emocionado Paulo Jorge Silveira.

Uma semana depois da tragédia, o único sobrevivente não acredita que os colegas estejam vivos, mas espera que os corpos apareçam, para que as famílias possam fazer os funerais. No meio da confusão, o pescador ainda se atirou ao mar para tentar salvar os companheiros. Devido à escuridão, deixou de os ver. Paulo Jorge Silveira afirma que vai voltar a pescar. "Eu tenho de voltar para o mar, as coisas não acabam aqui. Tenho de seguir a minha vida", concluiu o pescador.

cm
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Sobrevivente de naufrágio acredita que colegas morreram

Paulo Jorge Silveira foi o único dos quatro pescadores do 'Gracilária' resgatados. As buscas terminaram quinta-feira.

O único sobrevivente do barco 'Gracilária', que naufragou ao largo da ilha de S. Jorge, nos Açores, não acredita que os colegas estejam vivos, mas garante que vai voltar a pescar em alto mar.

Paulo Jorge Silveira recordou, emocionado, em declarações à Lusa, a noite em que o 'Gracilária' virou, quando ele e outros três homens terminavam de pescar, ao largo de S. Jorge.

"A tralha ficou presa, o barco estava de lado, veio uma onda do outro lado, bateu e o barco virou de pernas para o ar", contou, acrescentando que estavam "mesmo a acabar" [a faina].

O pescador de 46 anos sobreviveu porque se agarrou à proa do 'Gracilára', que não se afundou, e foi salvo por um compadre, que passava por acaso pelo local a bordo da embarcação 'Prancha', onde também chegou a pescar.

Segundo Paulo Jorge Silveira, só duas horas depois dos pescadores do 'Prancha' avistarem a proa do 'Gracilária' é que o conseguiram encontrar.

"Meti-me na tampa da caixa [frigorífica], amarrei uma bóia e o mar estava-me a levar para terra", descreveu.

O naufrágio ocorreu por volta das 21h00 de domingo (10 de março) e Paulo Jorge Silveira só foi encontrado às 7h00 do dia seguinte.

cm
 
Topo