• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Chícharo, quem conhece?

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Chícharo, o mal amado

071010_blog.uncovering.org_chicharo_1.jpg

O que vos proponho hoje caros correlegionários da lusofonia e caros amantes não lusófonos dos prazeres da mesa, é uma partilha multicultural dos sabores e dos saberes desta imensa babel do paladar que é a gastronomia. Uma troca de "repetidos" gastronómicos que ajudem a dar sabor à nossa existência e que enriqueçam a Sodoma e a Gomorra que existem escondidas nas nossas papilas gustativas. Hoje é o chícharo, amanhã conquilhas ou mesmo acarajé. Ou moamba, quiçá....! A panela está do nosso lado e cabe a vocês e a nós enchê-la com o que de melhor nos aprouver.

Por quem sois, não temais, porque vale mesmo tudo: mail, fax, comentários, carta, cinta e tudo o que no momento vos ocorra. O importante é mesmo partilhar e dar a conhecer à malta os pequenos grandes tesouros escondidos da nossa "mui nobre arte de bem rapar todos os tachos". Em frente, pois, que a vossa dízima ao paladar não cairá em saco roto. E agora, ao chícharo que a conversa já vai longa.

Praticamente desaparecido do léxico gastronómico português desde a década de quarenta, o chícharo está de volta. E em boa hora, diga-se, pois esta leguminosa muito semelhante em aspecto ao tremoço, de cultivo fácil, extremamente nutritiva e de paladar suave, conjuga-se às mil maravilhas, isolada ou em conjunto, com uma miríade de sabores tão díspares como os que vão da petinga e do peixe do rio aos enchidos, do bacalhau ao entrecosto e ao cabrito, da sopa às migas, das tartes ao pudim, sem esquecer, obviamente, o licor.

071010_blog.uncovering.org_chicharo_2.jpg


071010_blog.uncovering.org_chicharo_3.jpg

O chícharo é consumido no mundo e na península ibérica desde tempos imemoriais, como o provam os achados arqueológicos que o situam de forma horizontal nas civilizações que dominaram este canto à beira-mar plantado. Durante anos reinou à mesa dos portugueses essencialmente devido ao facto do seu fácil cultivo e propagação, quase uma planta infestante, sabor suave e capacidades nutritivas que o colocaram como um alimento acessível e quase gratuito. Alcandorado, pela força das circunstâncias, ao topo da gastronomia portuguesa durante o período de depressão política e económica do Estado Novo, quando a fome grassava à mesa dos portugueses, o chícharo foi votado ao ostracismo pela vontade do povo lusitano em varrer da memória os tempos difíceis da crise quando por fim os melhores dias chegaram.

Consumido sob diversos nomes e formas de confecção, por humanos e animais, da América à Ásia, o Lathyrus sativus L., o chícharo, parece querer recuperar em Portugal o lugar ao sol que já foi seu e fazer jus à criatividade culinária dos portugueses: pelo quinto ano consecutivo a "Capital do Chícharo", Alvaiázere, pequena cidade situada nas Terras de Sicó, levou a efeito este mês o V Festival do Chícharo, numa tentativa frutífera de recuperação do património gastronómico da região, em que o chícharo foi rei e senhor no recinto da Feira e nos restaurantes e tasquinhas da região.

071010_blog.uncovering.org_chicharo_4.jpg


071010_blog.uncovering.org_chicharo_5.jpg

Mas o manancial de receitas com chícharo, virtualmente inesgotável, será sempre uma ode à criatividade, venha ela do Brasil, do México, de Cabo Verde ou de Angola, de Portugal, de Moçambique ou da Índia. Por isso mesmo, por esse elan criativo que sabemos existir por essas terras de Deus e do Demo, vos sugerimos que se não inibam e que, caso conheçam algum "tesouro gastronómico" que envolva o bendito chícharo, o partilhem connosco. Ao chícharo, pois!


Leia mais: Chícharo, o mal amado
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Minha nossa...

Ia jurar que eram tremoços...(entre a fava e o tremoço )...julgava eu.

Nunca saboreei esta leguminosa.

Nunca ouvi falar sequer...

Para quem colocou o LIKE , já deve ter primado por esta iguaria ( se é ).

Percorro o norte muitas vezes , e sinceramente , nunca me apareceu em nenhum menú .

Tenho de acreditar em quem postou , e em quem fez o Like.

Porque não me aconselham a provar ? Onde ?

Fiquem bem.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Newpine, eu sinceramente também não conhecia, por isso me interessou o artigo, agora estou curiosa em experimentar esta iguaria.

Por isso adianto já uma receita que encontrei com o chícharo e bacalhau, uma coisa que adoro, e mal encontre esta leguminosa (depois direi aonde, se for possivel encontrá-la, na zona do Porto) postarei aqui.

:espi28::espi28:

Chícharos com Bacalhau e Broa

P1070365.JPG

O chicharo é uma leguminosa que se cultiva em Portugal, pelo menos desde o tempo da ocupação romana, sendo característico de terras paupérrimas, secas e calcáreas como as da região serrana de Sicó-Alvaiázere.

P1070356.JPG

Tem algumas semelhanças com o tremoço e com o grão e um sabor delicado que ficará algures entre o grão e a lentilha, é um produto que ainda não entrou nos circuitos comerciais nem da distribuição e que hoje está a ser reabilitado pelo esforço da autarquia de Alvaiázere (que promove anualmente um festival gastronómico do chícharo), depois de se ter receado pela sua extinção dado o abandono em que o seu cultivo caiu entre os anos 60-80 do século passado. Hoje, mercê desse esforço existem já umas duas dezenas de receitas recentes com chícharos, embora tradicionalmente, fosse consumido pelos animais e, nas muitas épocas de fome pela gente também, acompanhando bacalhau assado e em migas de chícharos.

P1070358.JPG

Encontrei chícharos por acaso, num mercado de produtos biológicos que se faz em Algés aos sábados e, porque me apeteceu variar, resolvi fazer esta receita que encontrei via PetitChef *, da autoria de uma tal Luísa Alexandra, cuja mãe a inventou e a quem presto homenagem.
.
Ingredientes:
.
250g de Chícharos
2 postas de bacalhau
2 ovos cozidos
Broa de milho
3 dentes de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta
Azeite
.
Preparação:
.
Demolhe os chícharos de um dia para o outro e coza-os em água com sal, a folha de louro, os alhos com casca e um fio de azeite. Usei a panela aberta pois não sabia nada de chícharos e demorou cerca de uma hora. Presumo que em panela de pressão seja coisa para 35-40 minutos, mas claro que é um palpite.
Escorra-os muito bem e ponha-os no fundo de uma assadeira ou tabuleiro alto.

P1070359.JPG

Escalde sem ferver o bacalhau, retire espinhas e disponha as lascas sobre a camada de chícharos. Regue generosamente com azeite e polvilhe com pimenta.

P1070360.JPG

Desfaça no liquefator a broa, juntamente com os ovos e duas ou três colheres de azeite e cubra o bacalhau com o areado resultante.

P1070361.JPG

Calque a superfície e leve ao forno a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até estar dourado.

P1070363.JPG

Sirva logo.


Retirado: Blog Outras Comidas

P.S.
Coloco aqui o mapa da localização de Sicó-Alvaiázere

turismo-sitios-sico.gif
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Uiii, é petisco que já não passa pelo meu palato a muito tempo, uma sopinha de chicharos é uma maravilha.

Esta leguminosa era muito utilizada no Alentejo dai eu a conhecer bem e a ter desgostado em casa das minhas avós muitas vezes.

Amiga agora deixaste-me com agua na boca...
 
Topo