• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ministro italiano demite-se por envio de fuzileiros acusados de homicídio para a Índia

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Giulio Terzi, anunciou esta terça-feira a sua demissão em protesto contra o envio de dois fuzileiros italianos para a Índia, onde vão responder por acusações de homicídio.

"Renuncio pela decisão de enviar os fuzileiros navais de volta à Índia. As dúvidas que manifestei não tiveram efeito sobre a decisão tomada", disse Giulio Terzi ao Parlamento.

“Estou a renunciar porque há 40 anos que defendo que a reputação do país, das forças armadas e da diplomacia italiana deve ser salvaguardada", referiu.

Massimiliano Latorre e Salvatore Girone, acusados de matarem a tiro dois pescadores a sudoeste da costa do Estado indiano de Kerala, em Fevereiro do ano passado, foram enviados de volta a Nova Deli na sexta-feira.

Os fuzileiros, que estavam em serviço como guardas de segurança de um navio petroleiro italiano ao largo do porto indiano de Kochi, afirmam que confundiram os pescadores com piratas.

Após uma longa discussão sobre o caso, o Supremo Tribunal da Índia concedeu uma fiança aos dois homens para regressarem a casa, de modo a votarem nas eleições da Itália no mês passado, com a condição de que retornassem a Nova Deli dentro de um mês.

"Eu sempre actuei para o bem dos fuzileiros navais e da Itália. Se não assegurei isso, peço perdão a todos, e antes de tudo aos dois fuzileiros", afirmou o ministro da defesa Giampaolo Di Paola ao Parlamento.

"Fui eu que lhes comuniquei a decisão de regressarem à Índia, olhei-os nos olhos e informei-os", referiu o ministro de defesa.

Os dois fuzileiros tiveram uma permissão especial de ir para casa a fim de celebrar o Natal com suas famílias, antes de retornarem para a Nova Deli.

nmt
 
Topo