Tópico: Deficiente e IMI

Registo
    Sep 2006

Padrão Deficiente e IMI

Boas!

Alguém me pode dizer se um deficiente com grau de incapacidade de 90% , possuidor
    de duas habitações, tem algum beneficio fiscal em relação ao IMI.

Desde já o meu agradecimento.

Akele Abraço
    Jmorrison
    Há coisas mais importantes que o dinheiro! São é caras!

Todos os Ficheiros e Informações por mim postadas, destinam-se única e exclusivamente para fins de investigação satélite. A visualização de canais TV sem uma Assinatura Válida, é estritamente proibida, e punível por lei.

Registo
    Feb 2013
    Retirado do site otoc.pt, vê se ajuda.

Isenção de IMI Um pensionista por invalidez relativa poderá beneficiar da isenção ou redução do IMI após o término da isenção de dez anos por se tratar de habitação própria permanente?
    "O benefício fiscal previsto no artigo 6.º do EBF refere-se ao prédio e não à pessoa que nele habita, sendo, neste caso, indiferente se é pensionista ou inválida. Se a pessoa em questão, ao abrigo da legislação aplicável à data, beneficiou de uma isenção de dez anos, só pode voltar a beneficiar de nova isenção, mas agora com o período constante do n.º 5 do eferido artigo, se adquirir um prédio para habitação própria e permanente (artigo 46.º, n.º 11 do EBF).Saliento que o CIMI não dispõe de norma semelhante à statuída no artigo 87.º do CIRS, não criando nenhum regime mais favorável a pessoas com deficiência ou pensionistas. Porém, os prédios de reduzido valor patrimonial de sujeitos passivos de baixos rendimentos ficam isentos de IMI se o rendimento bruto total do agregado familiar englobado para efeitos de IRS não for superior ao dobro do valor anual do salário mínimo nacional mais elevado (11 400 euros, para 2010) e o valor patrimonial não exceder dez vezes o valor anual o salário mínimo nacional mais elevado (artigo 48.º, n.º 1 do EBF).Esta isenção é reconhecida pelo chefe do serviço de finanças da área da situação do prédio, mediante requerimento fundamentado, que deve ser apresentado até 30 de Junho."

O artigo completo das finanças aqui

Registo
    Sep 2006
    Obrigado pela rápida resposta amigo.

Mas estou ainda com algumas duvidas.
    É que o sujeito em questão possui duas habitações em concelhos diferentes,
    portanto só uma delas é de habitação permanente.
    Assim o que realmente queria saber era se tinha beneficios em relação
    à habitação em que não tem habitação permanente.

Akele Abraço
    Jmorrison
    Há coisas mais importantes que o dinheiro! São é caras!

Todos os Ficheiros e Informações por mim postadas, destinam-se única e exclusivamente para fins de investigação satélite. A visualização de canais TV sem uma Assinatura Válida, é estritamente proibida, e punível por lei.

Tópicos Similares

1. Vem um filho deficiente, que fazer?
    Por migel no fórum Notícias
    Respostas: 10
    Último Post: 06-06-2008, 13:17
  2. Avante, Mulher Deficiente
    Por migel no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 14-07-2007, 13:39

Permissões de Postagem