• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Os melhores antivírus gratuitos: 8 opções seguras

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
File


Há dezenas de programas de segurança gratuitos online, mas como ter a certeza que funcionam? Nos últimos anos, várias empresas de segurança alertaram para o fenómeno do "rogue software", isto é, software antivírus falso, que na verdade torna os computadores dos cibernautas vulneráveis, ao invés de os proteger.
Mas há realmente software antivírus gratuito de qualidade disponível na internet. O site TechRadar testou várias marcas e escolheu as oito melhores. Nesta lista encontra os links para os programas e um resumo das características. Em número um está o Avast Free Antivirus e em segundo lugar aparece o Panda Cloud Antivirus Free.

Veja a lista completa
Código:
http://www.techradar.com/news/software/applications/best-free-antivirus-9-reviewed-and-rated-1057786







dinheiro vivo







dinheiro vivo
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Não existem bons antivirus grátis porque se eles fossem bons não teria logica que as mesmas empresas que fornecem esses antivirus grátis tivessem também versões pagas. Mesmo que todos pensem que está tudo bem com o seu computador protegido por uma dessas versões grátis, podem estar a passar-se coisas nas entranhas do vosso OS em que parece estar tudo bem mas não está.
Nos dias de hoje com as várias variantes que existem de ofuscação de código e confusões com falsos positivos, é muito fácil criar um virus que não seja detectado mesmo por versões pagas. Por exemplo a Kaspersky que não tem versões gratuitas e que tem sido nos ultimos anos uma das melhores marcas de suites de segurança, neste momento nas ultimas versões lançadas, estão com vários bugs e consequentemente não oferecem a devida protecção a que estavamos habituados.
Quando lerem que esta ou aquela versão de antivirus gratuita é boa, não acreditem porque esse tipo de anuncios na maioria das vezes são lançados devido a interesses ou parcerias que existem. Nos dias de hoje com a quantidade de malware que existe e que aparece quase diariamente, mesmo muitas das versões pagas, não são seguras.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Eu sempre usei versão paga, e neste momento uso Kaspersky 2013.:espi28:
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Eu sempre usei versão paga, e neste momento uso Kaspersky 2013.:espi28:

Como já disse no post anterior, as versões actuais da Kaspersky estão com muitos problemas. Basta ir ver o numero de queixas que existem no forum da Kaspersky.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Então se mesmo na versão paga a eficiência não é garantida, para que a usar? Eu uso uma gratuita (Avast) e estou satisfeito.

O problema é a falta de cuidado dos utilizadores... a manutenção (scans com alguma periodicidade e através das múltiplas ofertas), o "sacar" de um determinado arquivo a qualquer preço desde que não implique a compra...

Outra situação que acho que é descurada será a da não utilização de uma firewall (digna deste nome)...
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Então se mesmo na versão paga a eficiência não é garantida, para que a usar? Eu uso uma gratuita (Avast) e estou satisfeito.

O problema é a falta de cuidado dos utilizadores... a manutenção (scans com alguma periodicidade e através das múltiplas ofertas), o "sacar" de um determinado arquivo a qualquer preço desde que não implique a compra...

Outra situação que acho que é descurada será a da não utilização de uma firewall (digna deste nome)...

Caro amigo, ainda bem que estás satisfeito com o Avast, aliás existe muita gente satisfeita com antivirus gratuitos e se todos estiverem satisfeitos ainda bem. Eu gosto de ver toda a gente satisfeita.
Com respeito á fata de cuidado posso te garantir quase com toda a certeza que não fazes a mais pequena ideia do que é ter cuidado. De que adianta fazer muitos scans se o virus não for detectado ?
Existem diversas maneiras de se ser infectado e muita gente nem imagina de como pôde ser infectado uma vez que tinha tido todos os cuidados. Não é só abrindo ficheiros de origem duvidosa que se apanha virus.
Não sei se sabias mas a protecção de uma Firewall não é para defender infecções de virus.
Aquilo que eu sempre digo a toda a gente é que se está ligado á internet, corre o risco de ser infectado, seja a pessoa mais cuidadosa do mundo ou não. Muitas das vezes só porque foi visitar deteminado site ou porque foi redirecionado para outro site, pode ser o suficiente para se ser infectado.
Existem por aí muitas ferramentas, umas publicas outras não, para ajudar a detectar infecções mesmo que o antivirus não o detecte. Basta procura no Google, ter um bocado de paciência e ler muito que não falta informação sobre tudo isto.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Como já disse no post anterior, as versões actuais da Kaspersky estão com muitos problemas. Basta ir ver o numero de queixas que existem no forum da Kaspersky.

Pode haver queixas, mas até à data estou satisfeito com o meu Kaspersky: e já vai no segundo antivírus desta marca.:espi28:
 

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Mensagens
258
Gostos Recebidos
0
Já à alguns anos que utilizo o microsoft security essencials e tem funcionado na perfeição...
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim a firewall não é para proteger de vírus... podias explicar para que serve, aproveitando o "espaço". Vou explicar por palavras simples:

Será algo como quando alguém quer entrar em nossa casa: terá que tocar à campainha e nós autorizamos ou não.
Mas também faz o inverso: para alguém sair de nossa casa teremos que autorizar.

Ou seja, qualquer programa ou algo que se queira conectar à rede, tanto para download como para upload, terá que ter a autorização da fierewll. Corrige-me se não é fundamentalmente isto.

Como escrevi, penso que terei o feito de forma a se perceber, não bastará que se confie no antivírus instalado... dever-se-á, de quando em vez, fazer um scan completo ao PC com vários programas online gratuitos, usar programas do tipo Malwarebytes,TrojanKiler ou outros, nenhum será demais para se poder ter uma noção do estado do PC no que toca a infecções.

É evidente que só pode ficar infectado quem está ligado à rede ou sendo "contaminado" via usb/outros... agora há que existir alguma precaução! E as tuas palavras reforçam a minha "teoria": se nem os programas pagos são 100% eficazes, então valerá mais possuir um gratuito com provas dadas...

Não estou a colocar em causa o teu saber na matéria... o pouco que sei é fruto de uma aprendizagem "caseira". A minha área não é a informática mas "desenrasco-me"... que eu saiba o meu PC está "limpo" - sublinho "que eu saiba".

Agora poderás contribuir com algumas dicas aqui para o pessoal? Que programa/s usas para te certificar, o quanto possível, de que o teu PC está "limpo"?

Eu não tenho problemas em perguntar, tenho problemas é quando não obtenho resposta...

Uma certeza:

Existem dois tipos de ignorante: aquele que pergunta e deixa de o ser, e aquele que não pergunta e para sempre o é.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Uso o Avast, e para já vou-me safando, passo o malwarebytes uma vez por semana, por cautela, mas sei que os "bichinhos" andam aí, e ninguém está livre:shy_4_02:
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Uso o Avast, e para já vou-me safando, passo o malwarebytes uma vez por semana, por cautela, mas sei que os "bichinhos" andam aí, e ninguém está livre:shy_4_02:

Usa o ccleaner tb. Uma vez por semana. Assim o pc fica mm fixe.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim também uso o CCcleaner... mas não me parece que este esteja habilitado para "exterminar" malware ou outros "bichinhos"... é mais para limpar o lixo deixado nos browsers bem como limpar o registo... mas é um bom utilitário.
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Sim também uso o CCcleaner... mas não me parece que este esteja habilitado para "exterminar" malware ou outros "bichinhos"... é mais para limpar o lixo deixado nos browsers bem como limpar o registo... mas é um bom utilitário.

Lolol eu sei que é desviado do tópico mas referi pq estamos a falar da "saúde" do pc..
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Quando se fala da "saúde" do PC tudo conta... até o CCcleaner!
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Meus amigos, se querem tratar da saúde ao vosso computador, tem que investir dinheiro. Não é com versões gratuitas que resolvem o problema. Pode facilitar numas coisas, mas nunca oferece segurança desejada. Nem mesmo as versões pagas, mas sempre é melhor.
 

mostjmrg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas , uso o AVG antivirus Free , em conjunto com o MS essentials , com MalwareBits , com o CC Cleaner e ainda com o Spyboot , e ainda assim nem sempre a coisa corre como pretendido mas vai dando para o gasto .
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
lol, ter dois 2 antivirus instalados no mesmo pc é uma ideia fantastica sem duvida :naodigas:
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Não estou a colocar em causa o teu saber na matéria... o pouco que sei é fruto de uma aprendizagem "caseira". A minha área não é a informática mas "desenrasco-me"... que eu saiba o meu PC está "limpo" - sublinho "que eu saiba".

Agora poderás contribuir com algumas dicas aqui para o pessoal? Que programa/s usas para te certificar, o quanto possível, de que o teu PC está "limpo"?


A minha aprendizagem nesta matéria também foi caseira. Não tirei nenhum curso e não me considero nenhum expert e como quase toda a gente estando ligado á internet posso ser infectado como outro qualquer mas tento me manter o mais informado possivel sobre este e outros assuntos. Como disse antes, toda a informação sobre os vários tipos de malware e as melhores maneiras de defesa está disponivel na internet. As ferramentas publicas para lidar com malware, são quase todas conhecidas e quem não conhecer tem o google para procurar. As ferramentas privadas, se são privadas não podem ser divulgadas porque aí deixavam de ser privadas.
O proprio windows tem ferramentas para nos ajudar a combater este mal como por exemplo o comando "netstat" que pode revelar muitas informações sobre as ligações de rede e de internet que estamos a usar, o gestor de tarefas que nos mostra os processos activos e a quantidade de memória e de cpu que estes processos usam também pode ajudar e a gestão de serviços também nos pode dar muita informação do que se está a passar na nossa máquina.
Mas mesmo tendo estes cuidados todos, eu como quaquer outro posso ser infectado independentemente da suite de segurança que estiver a usar porque o grande problema é que o malware que é criado nos dias de hoje na maior parte dos casos não se manifesta e não causa nenhum mal visivel nos nossos PC's. Á uns bons anos atrás os virus que eram criados ou apagavam ficheiros, ou faziam o PC estar constantemente a reiniciar e até por vezes nos formatavam o disco mas no presente a grande maioria dos criadores de malware, fazem-no com o intuito de nos vigiar e roubar dados importantes e também de usarem os nossos PC's para ataques massivos a servidores e tudo isto sem que nós nos apercebamos do que se está a passar. Temos o rootkits, temos o botnet, temos os virus poliformicos, entre outros que nos dias de hoje têm uma grande sostificação tanto na qualidade do codigo como na sua encriptação e por isso a maioria dos antivirus grátis não os detectam e no caso dos rootkit mesmo muitas das suites de segurança pagas também não os detectam.
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A minha aprendizagem nesta matéria também foi caseira. Não tirei nenhum curso e não me considero nenhum expert e como quase toda a gente estando ligado á internet posso ser infectado como outro qualquer mas tento me manter o mais informado possivel sobre este e outros assuntos. Como disse antes, toda a informação sobre os vários tipos de malware e as melhores maneiras de defesa está disponivel na internet. As ferramentas publicas para lidar com malware, são quase todas conhecidas e quem não conhecer tem o google para procurar. As ferramentas privadas, se são privadas não podem ser divulgadas porque aí deixavam de ser privadas.
O proprio windows tem ferramentas para nos ajudar a combater este mal como por exemplo o comando "netstat" que pode revelar muitas informações sobre as ligações de rede e de internet que estamos a usar, o gestor de tarefas que nos mostra os processos activos e a quantidade de memória e de cpu que estes processos usam também pode ajudar e a gestão de serviços também nos pode dar muita informação do que se está a passar na nossa máquina.
Mas mesmo tendo estes cuidados todos, eu como quaquer outro posso ser infectado independentemente da suite de segurança que estiver a usar porque o grande problema é que o malware que é criado nos dias de hoje na maior parte dos casos não se manifesta e não causa nenhum mal visivel nos nossos PC's. Á uns bons anos atrás os virus que eram criados ou apagavam ficheiros, ou faziam o PC estar constantemente a reiniciar e até por vezes nos formatavam o disco mas no presente a grande maioria dos criadores de malware, fazem-no com o intuito de nos vigiar e roubar dados importantes e também de usarem os nossos PC's para ataques massivos a servidores e tudo isto sem que nós nos apercebamos do que se está a passar. Temos o rootkits, temos o botnet, temos os virus poliformicos, entre outros que nos dias de hoje têm uma grande sostificação tanto na qualidade do codigo como na sua encriptação e por isso a maioria dos antivirus grátis não os detectam e no caso dos rootkit mesmo muitas das suites de segurança pagas também não os detectam.

Ok amigo... escreveste o que eu esperava... não existe nada 100% garantido, nem com programas pagos e muito menos com os gratuitos!

Pois todos (como eu e tu) que gostam de pesquisar sobre algo, neste caso a segurança dos nossos PCs, acabarão sempre ter a nocção do que se trata e vão tentando se acuatelar. Sim,também uso o Gestor e o Process Explorer, vigio o arranque através do msconfig e dou muita atenção à minha Zone Alarm... faço o que posso, resumidamente.

Pens de amigos aqui muito dificilmente entram... e sempre tive muitas dificuldades em efectuar downloads de progamas pois era sempre confrontado com avisos de infecção.

Quanto a esse "netsat" desconhecia... o que é faz, resumidamente? A janela CMD depois de efectuado o processo vai-se, e aparece por lá a informação "ESTABLISHED" entre outras... não fica em algum local um log?

Se puderes dizer algo, sff, agradeço.
 
Topo